Missão indiana consegue “feito tremendo” na sua exploração da Lua

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A missão indiana na Lua tem vindo a somar sucesso atrás de sucesso depois de ter conseguido pousar no Pólo Sul do satélite natural.

Agora conseguiu outro “feito tremendo” ao confirmar a presença de enxofre naquele local até agora nunca explorado.

Missão indiana ainda não conseguiu encontrar vestígios de água

imagem da superfície lunar captada pela missão indiana
Primeira imagem captada pela missão indiana após a alunagem bem-sucedida no Pólo Sul da Lua Crédito@ISRO

A missão indiana Chandrayan-3 continua a explorar o Pólo Sul da Lua com o robô Pragyan e acaba de “confirmar inequivocamente” a presença de enxofre no local, assim como alumínio, cálcio, ferro e titânio.

De acordo com os vários especialistas, esta descoberta é um “feito tremendo” e torna a Índia responsável por mais um marco histórico nesta expedição. Todas as substâncias descobertas na superfície da Lua vão ser cruciais para futuras missões e planos de exploração.

A razão principal é que transportar qualquer material para o satélite natural é demasiado dispendioso e a única alternativa viável é utilizar as substanciais presentes naquela superfície.

Apesar de ter somado mais um sucesso, a missão indiana ainda não foi capaz de encontrar vestígios de água congelada. Esse é o seu objetivo principal e também a razão para as restantes potências lunares, rumarem a este destino.

Contudo, a descoberta de enxofre é bastante pertinente, no sentido que é possível fazer cimento com esta substância. O que significa que é menos um material que poderá ser transportado em futuras missões.

A missão indiana Chandrayaan-3 vai continuar a explorar o ainda pouco conhecido Pólo Sul da Lua depois de ter demorado 40 dias de viagem e ter feito uma alunagem perfeita a um dos locais mais difíceis de pousar no satélite natural.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt