Minecraft vai ganhar gráficos espetaculares com tecnologia ray-tracing da NVIDIA

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A NVIDIA está a preparar-se para demonstrar a sua nova tecnologia ray-tracing durante a Gamescom, que irá decorrer em Berlim durante esta semana. São muitos os grandes títulos que irão fazer parte da demonstração, mas existe um bastante peculiar que ninguém esperava ver na lista, o Minecraft.

Em parceria com a Microsoft, esta nova tecnologia vai trazer gráficos inesperadamente realistas para o 'mundo dos blocos', transformando por completo a forma como vais passar a ver o teu mundo no Minecraft.

Gráficos extremamente realistas estão a caminho do Minecraft para PC

Na sua essência, esta nova tecnologia da NVIDIA permite uma reprodução exata da forma como a luz é representada no jogo, especialmente a forma como reflete nos mais diversos elementos. Esta 'simples' adição vai transformar por completo a forma como o mundo é reproduzido.

"No mundo do Minecraft, um bloco de ouro é simplesmente amarelo. Mas com ray-tracing ligado, vais poder ver todos os fantásticos reflexos deste material precioso, onde até vais poder ver o reflexo de um monstro", revelou Saxs Persson.

A nova tecnologia vai ser disponibilizada através de uma atualização gratuita para a versão PC do Minecraft. No entanto, não estará disponível para todos os jogadores. Isto porque, para tirar proveito dos novos gráficos, precisas de ter no teu computador uma placa gráfica NVIDIA RTX.

Os resultados obtidos com a aplicação de ray-tracing no Minecraft são verdadeiramente espetaculares, com um simples clique, vais ver o mundo pixelizado de blocos, transformar-se numa verdadeira obra de arte. Todo o mundo do Minecraft vai oferecer uma experiência nova para milhões de jogadores.

Este não é um projeto 100% pioneiro

Ainda que tenha sido feito de uma forma diferente, no início do ano a Digital Foundry demonstrou um mod desenvolvido por Sonic Ether, que oferece o mesmo tipo de efeito do ray-tracing. Com este mod "Sonic Ether's Unbelievale Shadres", os jogadores podem usufruir de uma reprodução de luz e reflexos extremamente avançada e em tempo real.

No entanto, é importante realçar que, também este projeto requer um PC extremamente potente para conseguir correr o mod sem problemas.

Ainda que a ideia base seja a mesma, é importante realçar que a implementação da tecnologia da NVIDIA permite alcançar um resultado final muito mais impressionante e realista.

Editores 4gnews recomendam:

  • EA não sabe o que fazer relativamente a jogos para a Nintendo Switch
  • Diretor da Xbox desmente desenvolvimento de uma consola só para streaming
  • Twitch prepara novidades para fazer frente ao Mixer da Microsoft
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.