Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Milhões de telemóveis foram usados pela Google para... detetar sismos. Eis o resultado

A Google tem usado milhões de telemóveis como detetores de sismos e os resultados têm sido satisfatórios.

Telemóvel

Parece mentira, mas é mesmo verdade. A Google aproveitou milhões de telemóveis e decidiu torná-los em… detetores de sismos. Na prática, conforme refere a New Atlas, a empresa aproveita os acelerómetros dentro dos dispositivos.

Com a ajuda destes, torna-se mais fácil coletar dados sísmicos e combiná-los para detetar eventuais padrões. No caso dos padrões serem detetados, o objetivo da Google é enviar alertas às pessoas potencialmente afetadas.

Como tem funcionado o projeto?

Efetivamente, a Google já arrancou com este projeto em 2020. Alguns anos se passaram e, entretanto, cientistas integrantes do projeto publicaram um artigo a falar do tema. Até á data, os pesquisadores sugerem que os resultados têm sido bastante positivos.

Segundo a mesma fonte, o sistema funcionava ao detetar aumentos súbitos na aceleração do telemóvel, compatíveis com o movimento do solo em terramotos. Quando o sistema era acionado, o dispositivo enviava o sinal para um servidor central. Após comparação com outros dados e suspeitas e atividade sísmica, o alerta era feito.

Ao que tudo indica, o sistema conseguiu detetar cerca de 312 terramotos mensais ao longo de 3 anos, em 98 países. A partir do feedback dado pelos utilizadores, 85% daqueles que receberam o alerta, sentiram tremores. Já 36% dos entrevistados dizem ainda que receberam um alerta antes do sismo.

Feitas as contas, foram 2,5 milhões de telemóveis que beneficiaram deste sistema. Tudo isto através de um software pré-instalado, que rastreia todos estes smartphones Android. Efetivamente, é um recurso que pode ser bastante útil e que, em última instância, pode até salvar vidas.

Também na deteção de incêndios a Google ajuda

A título de curiosidade, importa referir que não é só nos terramotos que a Google atua numa lógica de prevenção. Também quando há incêndios, a aplicação “Maps” avisa-te dos percursos que podem estar afetados por incêndios.

Conforme o 4gnews te deu a conhecer, também podes sempre utilizar a barra de pesquisa do Maps e escrever “Incêndios Florestais”. Previsivelmente, aparecer-te-á uma lista com os fogos mais próximos da zona onde te encontras.

google
Google Pixel 9aTensor G4, 5510 mAh, 6,3 polegadas 120 Hz
499€Google Store
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.