Microsoft esteve para lançar um Windows Phone com ecrã sem margens

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem foi um dia triste para todos os fãs da Microsoft. A empresa de Redmond admitiu finalmente aquilo que já todos suspeitávamos e anunciou oficialmente o fim da sua investida com o Windows Phone ou Windows Mobile.

As razões para este final inglório são várias mas as duas que predominam são a falta de aplicações e de hardware. Aliás, a empresa afirmou mesmo que havia pago a programadores externos para desenvolverem aplicações para a plataforma, mas estes recusaram-se.

Vê ainda: WhatsApp com falhas que revelam as atividades do utilizador

Mas o tema de hoje não será refletir sobre o final da plataforma, mas sim sobre algo que poderia ter chegado ao mercado antes deste triste marco. Como acontece em variadas ocasiões, recentemente ficamos a conhecer um prototipo de um smartphones com Windows Phone que a Microsoft nunca chegou a lançar para o mercado.

Aquilo que torna este equipamento interessante prende-se com o seu irreverente design. Tal como podes ver na imagem acima, o mesmo destaca-se da restante oferta Windows por possuir um ecrã praticamente sem margens.

Mas o ponto mais interessante desta história é que este prototipo foi desenvolvido em 2014. Sim, numa altura em que este tipo de design estava ainda a dar os primeiros passos no mercado, a Microsoft poderia ter sido uma das pioneiras no segmento.

Mas porque razão a Microsoft não lançou para o mercado este Windows Phone?

Assim sendo, impera a questão de porque razão este único smartphone Windows Phone nunca chegou a ser oficializado. Será que a Microsoft não tinha confiança no produto irreverente que havia criado? Será que a empresa já estava a prever este desfecho para o seu SO? Muito provavelmente nunca iremos ficar a conhecer a resposta.

Esta descoberta foi feita pelo site Windows Central que, inclusive, teve um destes exemplares em mãos e teve a oportunidade de o testar. Estamos a falar de um equipamento de gama baixa, com um ecrã de 5 polegadas HD, processador Snapdragon 200, 1GB de RAM e 4GB de memória interna.

O mesmo deveria chegar ao mercado com um preço de venda abaixo dos 200€, algo que certamente o tornaria muito mais apetecível que o Microsoft Lumia 550. Caso querias ler em detalhe a análise a este cancelado Windows Phone, poderás fazê-lo na fonte.

Poderia este equipamento ter colocada a Microsoft na ribalta que esta sempre desejou? Ou o destino desta plataforma já há muito estava selado? Lembra-te que, caso este equipamento chegasse a ser lançado para o mercado, teria sido um dos primeiros do género.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 6 – Conceito mostra-nos um sonho de smartphone

Atualizações para o Android Wear 2.0 chegarão através da Play Store

Já se começa a ver o Apple iPhone X nas ruas mesmo sem ter sido lançado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.