Microsoft transforma o smartphone Surface Duo numa consola Xbox portátil

Rui Bacelar
Comentar

O Surface Duo é um smartphone. O Duo também é um tablet. É o smartphone dobrável da Microsoft, uma proposta audaz que agora se pode transformar numa pequena consola Xbox portátil graças à aplicação xCloud e ao suporte para os Xbox Touch Controls.

Sabíamos que a Microsoft queria explorar o potencial dos dispositivos móveis para o mundo dos jogos. Aliás, essa mesma intenção foi declarada pela empresa há mais de dois anos, data em que vimos o primeiro desse vislumbre para uma consola portátil.

Uma Nintendo 3Ds com jogos Xbox, a nova vida do Surface Duo

Microsoft is turning its Surface Duo into a handheld Xbox today. The latest app update for Xbox Cloud Gaming (xCloud) let’s you use one screen for touch controls and the other for the game. It’s like a Nintendo 3DS with Xbox games. Details here: https://t.co/ubbsEAW3r8 pic.twitter.com/aP94t9xgzC

— Tom Warren (@tomwarren) 24 de maio de 2021

Agora, em meados de maio, com uma atualização considerável da aplicação (app) xCloud, o smartphone Surface Duo transforma-se numa consola Xbox portátil. Por outro lado, atendendo ao seu formato, pode ser comparado a uma Nintendo 3Ds com jogos xBox.

Tal só é possível graças à estratégia da Microsoft que visa aumentar o catálogo de jogos compatíveis com os Xbox Touch Controls. É este o recurso que permite aos utilizadores usar um teclado virtual num dos ecrãs e jogar no outro.

É esta a benesse para os utilizadores do Surface Duo que chegou hoje com a mais recente atualização da app xCloud para Android, permitindo assim jogar neste dobrável como se de uma consola Nintendo 3DS tratasse.

Há mais de 50 jogos com suporte para os Xbox Touch Controls

O número atual, já de si gordo, continuará a aumentar agora que a Microsoft o definiu como uma das prioridades. Além disso, também poderão usar um controlador Bluetooth ou o comando da Xbox nos Surface Duo. Esta versatilidade, tal como aponta a publicação The Verge, pode tornar o dobrável numa pequena Xbox portátil.

A Microsoft aproveitou também para introduzir melhorias diversas para a experiência de utilização e visualização dos conteúdos apresentados. Este incremento de qualidade estende-se também à movimentação / navegação entre menus, bem como à apresentação em colunas nesta versão da app já disponível na Google Play Store.

Em síntese, caso tenham um smartphone Surface Duo, podem agora dar-lhe uma nova vida, mais preparada para o gaming.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.