A Microsoft sempre mostrou uma relação complexa com os smartphones: ora tinha excelentes ideias que esbarravam nas soluções tecnológicas da concorrência; ora não dava continuidade aos dispositivos e às tecnologias que lançava no mercado; ora abandonava os projetos de desenvolvimento que tinha em pipeline.
Uma nova patente publicada recentemente pelo U.S. Patent Office revela agora que a Microsoft chegou a ter planos para lançar um novo smartphone com ecrã dobrável, chegando a registar algumas soluções originais de funcionamento.
Inicialmente a ideia seria criar um Surface Duo 3 com dois ecrãs; depois simplificou a ideia para um smartphone Surface ‘Neon’, com ecrã interior dobrável e um segundo ecrã exterior; e finalmente desistiu da ideia, após cortar nos projetos de desenvolvimento associados ao Surface, em 2023.
Três câmaras, dois ecrãs e 'acessórios magnéticos'
De acordo com informações divulgadas pelo site Windows Central, o dispositivo patenteado pela Microsoft teria uma dobradiça de 180º, sistema de câmara tripla traseira e dois ecrãs à largura da caixa, incluindo sensores de câmara integrados “para selfies e chamadas de vídeo.”
Outra característica patenteada passava pela inclusão de acessórios magnéticos que se fixavam à parte traseira do dispositivo, de forma a suportar o ecrã aberto e a apoiar o smartphone numa superfície plana.
Mesmo com estas e outras inovações na calha, o fabricante acabou por não dar seguimento ao projeto, mantendo apenas o seu smartphone Surface Duo 2 numa espécie de contagem decrescente para o seu fim.
Apesar de garantir até 21 de outubro próximo o suporte às atualizações do seu smartphone Surface Duo 2, a Microsoft não revela, para já, ter planos para dar continuidade a qualquer estratégia de aposta no mercado dos smartphones com ecrã dobrável.
Conhece ao detalhe esta patente no site da U.S. Patent Office.