Microsoft será responsável pela modernização dos CTT Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft Portugal e os CTT acabam de assinar uma parceria inovadora e estratégica no mercado português. Uma sinergia que permitirá reforçar o trabalho desenvolvido pelas duas organizações e contribuir para a aceleração da transformação digital e crescimento do setor logístico em Portugal.

A gigante de Redmond, na sua filial portuguesa, será assim a responsável pela modernização e gradual digitalização dos serviços prestados pelos correios CTT. O objetivo passa por modernizar e digitalizar grande parte da infraestrutura dos CTT.

CTT contarão com tecnologia da Microsoft para digitalizar o serviço em Portugal

Microsoft CTT Portugal

O acordo hoje assinado entre as duas empresas tem por base quatro grandes eixos estratégicos de atuação, assentes em tecnologia Microsoft, a saber:

  1. Modernização Tecnológica para Transformação do Negócio;
  2. Co-criação e Inovação Partilhada;
  3. Formação e Capacitação de Colaboradores
  4. Sustentabilidade e Impacto Social.

Sumariando os eixos estratégicos desta parceria temos os seguintes pontos:

  • O primeiro eixo, Modernização Tecnológica para Transformação do Negócio, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de metodologias de trabalho ágeis, assim como iniciativas que transformem a plataforma tecnológica dos CTT, através da utilização de cloud pública, em áreas como cibersegurança, experiência do cliente e do colaborador, com o foco de uma organização orientada pelos dados.
  • O segundo eixo, Co-criação e Inovação Partilhada, passa pela parceria da Microsoft for Startups com o CTT 1520 Startup Program, que visa promover a adoção de soluções tecnológicas desenvolvidas por startups que estejam alinhadas com as necessidades e objetivos dos CTT e o acesso ao portfólio global da Microsoft for Startups, para apoiar startups através dos programas das duas organizações para este ecossistema e também a exploração conjunta de novos casos de uso e soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a diferenciação dos produtos e serviços dos CTT
  • O terceiro eixo, Formação e Capacitação de Colaboradores, assenta no investimento em planos de formação e certificação para perfis técnicos e não técnicos a serem incorporados no programa “CTT Talented Development”, contribuindo para a qualificação, certificação e capacitação da força de trabalho dos CTT.
  • O quarto eixo, Sustentabilidade e Impacto Social, visa explorar o desenvolvimento conjunto de soluções orientadas para a economia social e desenvolvimento do setor, avaliar ferramentas de controlo de métricas de sustentabilidade, bem como a cocriação de projetos inovadores que contribuam para os objetivos ESG dos CTT.

Microsoft CTT Portugal

Em suma, o acordo estratégico permitirá, através da tecnologia Microsoft, acelerar a liderança e inovação dos CTT nos canais físicos e digitais.

Vem também reforçar os compromissos de responsabilidade social e ambiental e impulsionar a capacitação e inclusão digital dos colaboradores da organização.

Recordamos, por fim, que os CTT empregam 12 015 pessoas em Portugal, país onde opera com 2.356 Pontos CTT e mais de 5 000 agentes Payshop. Além disso, em 2021, os CTT obtiveram rendimentos operacionais de 848 milhões de euros e um resultado líquido de 38,4 milhões de euros.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.