Microsoft revoluciona a segurança digital com a IA Copilot for Security

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Na contramão das notícias sobre os riscos que a Inteligência Artificial (IA) pode oferecer quando utilizada por burlões, a Microsoft anunciou hoje uma solução de IA generativa voltada para a segurança digital: o Copilot for Security.

Após passar por testes num período de acesso antecipado, a nova ferramenta obteve feedbacks positivos e já tem lançamento marcado para o dia 1 de abril.

Copilot for Security promete agilizar e orientar

De acordo com a Microsoft, o Copilot for Security foi treinado a partir de dados em grande escala e inteligência de ameaças. Isso inclui mais de 78 biliões de sinais de segurança processados pela empresa todos os dias.

Ao combinar isso com as funcionalidades dos grandes modelos de linguagem, a nova IA é capaz de captar riscos com mais agilidade, enviar diagnósticos de defesa digital completos e orientar os profissionais da área nos próximos passos que devem ser dados.

Segundo a Microsoft, durante a fase de testes, os analistas de segurança experientes participantes registaram ter tido um desempenho 22% mais rápido com o uso do Copilot. A precisão das tarefas aumentou 7% e 97% dos participantes afirmaram desejar utilizar a IA novamente.

Quando for lançado globalmente, no dia 1 de abril, o Copilot for Security contará com funcionalidades como prompts personalizados, integração com lógica de negócios de cada empresa, suporte para até 25 idiomas (português incluído), conexão com o Defender EASM, logs de auditoria e de diagnóstico do Microsoft Entra e relatórios de uso.

A nova ferramenta para equipas de segurança digital e TI terá uma plataforma independente, mas também será incorporada ao Portal do Defender (security.microsoft.com). É possível optar pelo pagamento “pay-as-you-go”, ou ainda utilizar a IA como parte da assinatura do Azure para empresas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.