Microsoft revela dados incríveis do browser Bing com IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O advento da Inteligência Artificial imbuída em soluções que o comum utilizador pode usar e trouxe para muitos produtos como o navegador Bing da Microsoft uma nova vida. A propósito, a gigante de Redmond partilha agora dados incríveis deste 1.º semestre.

Em pouco tempo, o navegador da Microsoft saiu das sombras para se apresentar rejuvenescido ao público. Desde então já decorreram seis meses desde que a Microsoft reinventou a pesquisa com os novos Bing e Edge impulsionados por Inteligência Artificial (IA).

Inteligência Artificial trouxe nova vida ao Bing e Edge

Microsoft Bing AI

Nesse curto espaço de tempo, os utilizadores envolveram-se de formas únicas e criativas. Segundo os dados agora partilhados, foram mais de mil milhões de chats e mais de 750 milhões de imagens encherem o mundo do Bing!

Em simultâneo, a Microsoft também assistiu a nove trimestres consecutivos de crescimento no Edge. Ora, o que significa que está mais apta do que nunca para levar as melhores experiências de IA aos utilizadores em toda a Web.

Face ao exposto e naturalmente entusiasmados por ver o que reservam os próximos seis meses, a Microsoft aproveita o momento para celebrar os feitos dos últimos meses. Estes são os principais destaques da tecnológica norte-americana.

Avanços da Microsoft em (pelo menos) 3 grandes áreas com a IA

It has been 6 months since we redefined search by releasing the new AI-powered Bing & Edge. A lot has happened since. We’ve introduced new features like Image Creator, Chat History, Partner Plugins, Visual Search, Bing Chat Enterprise, Windows Copilot, and so much more! We’ve… pic.twitter.com/iHZPTJwgSa

— Yusuf Mehdi (@yusuf_i_mehdi) 7 de agosto de 2023

1. Bing Image Creator: Impulsionado pelos mais recentes modelos DALL∙E da OpenAI, o Bing Image Creator permite dar vida às ideias. Para tal, utilizando apenas palavras para descrever a imagem pretendida.

Por exemplo, os utilizadores podem passar de uma conversa com o Bing sobre as escolhas de decoração recomendadas para a sala de estar.

A plataforma de criação de imagens pode ser usada para pedir ao Bing para desenhar algumas das opções para visualizar como seria na realidade.

2. Histórico do chat: Os utilizadores referiram que adoraram as respostas partilhadas em chats anteriores. Afirmaram ainda que gostariam que estas pudessem ser guardadas para referência futura.

Desde então, a Microsoft atualizou a experiência do Bing Chat. Na prática, o Bing memoriza agora o histórico de chats anteriores e apresenta-os no lado direito da janela de chat. Pode ser visto em "atividade recente".

A partir daí, podem regressar a qualquer conversa guardada anteriormente e continuar de onde pararam com este recurso.

3. Bing Mobile App: A aplicação do Bing permite aceder às melhores funcionalidades com IA da Microsoft em qualquer lugar, nos dispositivos móveis. Esta é a premissa.

Na prática, com as novas funcionalidades do Bing impulsionadas por IA, os utilizadores têm acesso total ao Bing: respostas completas sem terem de percorrer links intermináveis. Têm também acesso às funcionalidades do Bing Image Creator no telemóvel ou tablet e mais recursos a caminho

A Microsoft também trabalhou arduamente para fornecer cenários específicos para dispositivos móveis, tais como um widget para o ecrã inicial. Portanto, se o utilizador tiver as mãos ocupadas, pode simplesmente clicar na aplicação Bing a partir do ecrã inicial.

Aliás, pode até fazer uma pergunta utilizando a entrada de voz e obter a resposta do Bing.

4. Windows Copilot: Os avanços da Microsoft com a IA não se limita apenas à Web. Tal como trouxeram novas experiências de IA para os dispositivos móveis, também trouxeram para o PC, com o Windows Copilot.

O Windows é a primeira plataforma de PC a fornecer experiências de IA centralizadas aos seus clientes. Aqui, com o Windows Copilot e o Bing Chat, os utilizadores podem concentrar-se em dar vida às suas ideias.

Mais ainda, podem até concluir projetos complexos e colaborar em vez de gastar energia a encontrar e trabalhar em várias aplicações com este recurso.

And we’re not done yet. 👏 pic.twitter.com/XXjVOp9aFo

— Bing (@bing) 7 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.