Microsoft garante que o Project xCloud não vai substituir a Xbox

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de vários rumores apontarem para o Project xCloud como um possível substituto das consolas Xbox, a Microsoft vem desmentir categoricamente essa possibilidade. Um executivo da empresa afirmou que o Project xCloud chegará como um complemento às consolas físicas.

O grande objetivo deste serviço de streaming de jogos é conseguir oferecer aos jogadores uma maior oferta de onde, e como, podem jogar os seus jogos favoritos. Foi ainda feita uma comparação aos serviços de streaming de música e vídeos, onde a Microsoft espera conseguir fazer o mesmo para jogos.

No entanto, é interessante aprofundarmos um pouco mais nesta comparação feita pelo executivo da Microsoft. Ainda que milhões de pessoas continuem a comprar CDs de música, a vasta maioria opta por uma das várias plataformas de streaming. O mesmo acontece com filmes e séries televisivas. Por isso, não seria de estranhar se eventualmente o mesmo acabasse por acontecer com as consolas de jogos.

Project xCloud não chegará para substituir a Xbox, para já...

Uma coisa é certa, os objetivos da Microsoft para o seu serviço de streaming de jogos são muito ambiciosos. A empresa espera conseguir alcançar mais de 2 mil milhões de jogadores em todo o mundo. Ainda que não tenham estabelecido qualquer tipo de prazo para este objetivo, continua a ser bastante ambicioso.

Assim que seja disponibilizado para todos os utilizadores, este serviço será garantidamente popular entre os amantes de vídeo-jogos. No entanto, um dos motivos que irá garantir que não substitui as consolas (para já...) é o facto de a tecnologia ainda não ter capacidade para oferecer a mesma qualidade na experiência de jogo.

Ainda que seja possível realizar streaming de jogos em HD, ainda irá demorar algum tempo até que seja possível fazer streaming de jogos em 4K, com suporte para conteúdo HDR e tudo mais. Além das próprias capacidades da tecnologia, também do lado dos utilizadores iria requirir uma ligação à internet extremamente rápida e estável.

No entanto, a possibilidade de jogar qualquer jogo num smartphone ou tablet é simplesmente uma ideia brutal. A Microsoft deverá começar os primeiros testes do Project xCloud ainda antes do final do ano. Por isso, devemos acabar por ver um lançamento global acontecer já em 2020.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft está a avisar utilizadores do Windows 7 que o suporte está a acabar
  • Microsoft confirma que o Skype deixou de ser suportado no Safari
  • Microsoft - Windows 10 ganhará nova ligação com Android e iOS

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.