Microsoft Project xCloud está um passo mais perto de ser lançado

Vitor Urbano

A primeira metade deste ano já nos trouxe novidades incríveis relativamente ao mundo gaming. A revelação do Microsoft Project xCould e o Google Stadia veio concretizar os sonhos de milhões de utilizadores. Aquele que durante muito tempo não passou de um mito, irá em breve tornar-se realidade. Melhor ainda, teremos dois serviços de subscrição gaming que nos deixarão jogar os nossos jogos favoritos em qualquer lado e qualquer dispositivo.

Agora, um dos executivos da Xbox revelou através da sua conta no Twitter que a equipa do Project xCloud conseguiu alcançar mais um grande feito, levando o projeto para a fase "take-home". Depois de já estar em fase de testes internamente desde o final de 2018, a plataforma de streaming será agora testada pela equipa, mas 'fora de portas'.

Microsoft Project xCloud

Este será o primeiro grande teste para Microsoft Project xCloud

Até agora, os testes foram realizados num ambiente perfeito. Onde as ligações à internet eram impecáveis e os smartphones e tablets configurados e exclusivamente dedicados para estes testes. Nesta segunda fase de testes a plataforma vai finalmente enfrentar todos os desafios reais dos utilizadores.

Será interessante descobrir como é que o Microsoft Project xCloud irá conseguir lidar com ligações à internet menos capazes e menos estáveis. Além disso, a sua performance poderá variar bastante uma vez que serão utilizados pela primeira vez smartphones e tablets usados como daily drivers.

Congrats to Project xCloud team for completing their takehome release. Excited to get feedback from our internal teams ahead of public trials later this year. pic.twitter.com/un1T8mg0d4

— Phil Spencer (@XboxP3) 1 de maio de 2019

Microsoft Project xCloud chegará ainda antes do final de 2019

Mas, a informação sobre o início desta fase de testes não foi a única revelada por Phil Spencer. No mesmo tweet, confirmou ainda que os testes públicos irão ter início ainda antes do final do ano. O que significa que um limitado número de utilizadores irá ter a oportunidade de experimentar o Project xCloud ainda este ano.

Ainda que não tenha sido confirmado pelo executivo, esta linha temporal de eventos poderá apontar para um lançamento oficial ainda durante o primeiro trimestre de 2020. Obviamente, tudo irá depender dos resultados dos testes, e do número de problemas que irão enfrentar entretanto.

Independentemente de quando irá chegar ao público, tudo indica que a empresa está no caminho certo para dar início a revolução no mundo gaming.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.