Microsoft Project xCloud está um passo mais perto de ser lançado

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira metade deste ano já nos trouxe novidades incríveis relativamente ao mundo gaming. A revelação do Microsoft Project xCould e o Google Stadia veio concretizar os sonhos de milhões de utilizadores. Aquele que durante muito tempo não passou de um mito, irá em breve tornar-se realidade. Melhor ainda, teremos dois serviços de subscrição gaming que nos deixarão jogar os nossos jogos favoritos em qualquer lado e qualquer dispositivo.

Agora, um dos executivos da Xbox revelou através da sua conta no Twitter que a equipa do Project xCloud conseguiu alcançar mais um grande feito, levando o projeto para a fase "take-home". Depois de já estar em fase de testes internamente desde o final de 2018, a plataforma de streaming será agora testada pela equipa, mas 'fora de portas'.

Este será o primeiro grande teste para Microsoft Project xCloud

Até agora, os testes foram realizados num ambiente perfeito. Onde as ligações à internet eram impecáveis e os smartphones e tablets configurados e exclusivamente dedicados para estes testes. Nesta segunda fase de testes a plataforma vai finalmente enfrentar todos os desafios reais dos utilizadores.

Será interessante descobrir como é que o Microsoft Project xCloud irá conseguir lidar com ligações à internet menos capazes e menos estáveis. Além disso, a sua performance poderá variar bastante uma vez que serão utilizados pela primeira vez smartphones e tablets usados como daily drivers.

Microsoft Project xCloud chegará ainda antes do final de 2019

Mas, a informação sobre o início desta fase de testes não foi a única revelada por Phil Spencer. No mesmo tweet, confirmou ainda que os testes públicos irão ter início ainda antes do final do ano. O que significa que um limitado número de utilizadores irá ter a oportunidade de experimentar o Project xCloud ainda este ano.

Ainda que não tenha sido confirmado pelo executivo, esta linha temporal de eventos poderá apontar para um lançamento oficial ainda durante o primeiro trimestre de 2020. Obviamente, tudo irá depender dos resultados dos testes, e do número de problemas que irão enfrentar entretanto.

Independentemente de quando irá chegar ao público, tudo indica que a empresa está no caminho certo para dar início a revolução no mundo gaming.

Editores 4gnews recomendam:

  • The Elder Scrolls: Blades já está disponível para todos (Android e iOS)
  • Epic Games destruiu o sítio mais popular na ilha do Fortnite!
  • Clash of Clans volta a render milhões graças ao novo Battle Pass
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.