Microsoft pretende criar mais trabalho no mercado de Inteligência Artificial

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft pretende abrir o mercado no que se trata a inteligências artificiais. Nesse sentido, a gigante tecnológica fez uma parceria com a organização sem fins lucrativos General Assembly, que se dedica a providenciar a educação em vários campos da tecnologia pelo mundo inteiro.

Microsoft pretende investir no treino e certificação de cerca de 15 mil pessoas na área de Inteligência Artificial. Esta formação irá focar-se em ciência e engenharia de dados, computação na cloud e aprendizagem de máquinas.

No primeiro ano do projeto, a Microsoft irá formar 2000 pessoas em capacidades relacionadas com IA. Nos subsequentes anos a empresa irá forma mais 13,000 pessoas em outras áreas relacionadas. Este programa está previsto até 2022.

Este aumento de trabalhadores em IA irá sem dúvida expandir o mercado e abrir novas possibilidades de emprego. Os empregados formados em IA poderão trabalhar nas diversas plataformas da Microsoft como Azure.

A Microsoft irá exportar os seus trabalhadores especializados

Juntamente com a General Assembly, a Microsoft vai estabelecer um Quadro de Padrões de Inteligência Artificial ou AI Standards Board. Esta será uma administração que irá criar, definir e regular padrões de credenciais para Inteligência Artificial.

Será ainda criada uma rede de talentos IA, com o propósito de procurar candidados para as formações e posteriores contratos de trabalho. A empresa de recrutamento Adecco irá juntar-se também para providenciar infraestruturas.

Essencialmente, a Microsoft quer criar uma plataforma de trabalho para quem tem capacidades de trabalho em Inteligência Artificial. Sendo uma mercado relativamente novo, os trabalhadores ficarão protegidos com formações e credenciais adequadas.

Esta iniciativa terá um impacto positivo no mundo tecnológico

A Microsoft é das empresas de tecnologia mais importante e relevantes do planeta. O seu impacto irá então continuar pois é estimado que esta iniciativa crie cerca de 133 mil novos empregos até 2022. A empresa acredita no potencial da Inteligência Artificial e está a fazer grandes investimentos nesse campo.

Portanto, a Microsoft está a investir em tecnologias não só para vender produtos ou atrair investidores. Este investimento representa novas oportunidades para milhares de pessoas que queiram aprender sobre IA e poder trabalhar na área confortavelmente.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.