Microsoft pode seguir Samsung numa opção inesperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft sempre se debateu para entrar no segmento de smartphones, mas agora pode ter a solução à vista, seguindo o mesmo conceito da Samsung.

Tudo porque uma nova patente da Microsoft pode ter revelado o seu novo dispositivo multi-painel que segue a ideia da Samsung de um smartphone com ecrã dobrável em três partes.

Novo dispositivo é designado na patente por multi-painel

Não é segredo que a Microsoft não foi exatamente bem-sucedida no segmento de smartphones. Aliás, o fim dos Windows Phones aconteceu exatamente por essa razão. Mas parece que a gigante tecnológica não desistiu desta área e quer fazer mais uma tentativa, surpreendendo o mercado com um modelo em tudo inesperado.

A pista é dada por um pedido de patente à autoridade United States Patent and Trademark Office sobre um novo dispositivo designado por Multi-painel. Nos desenhos incluídos na documentação é possível ver um esboço de um terminal com dois mecanismos de dobradiças que quando abertos dão origem a um ecrã enorme dobrável em três partes distintas.

Onde é que já vimos este conceito? Sim, em outro pedido de patente, mas da Samsung e referente a um próximo modelo de smartphone dobrável da empresa sul-coreana. Será caso para dizer que mentes brilhantes funcionam da mesma maneira?

Dispositivo dobrável pode vir a ser conhecido como Microsoft Surface Trio

Também podemos colocar a questão de outra forma. Tal como já referimos, a Microsoft sempre se debateu para entrar no segmento de smartphones e pode apenas estar a seguir a Samsung por esta ser uma das principais líderes deste mercado.

Aliás, no que respeita a modelos dobráveis, a Samsung é efetivamente a líder incontestável, não só pelos vários modelos que disponibiliza, mas também pelo enorme sucesso obtido pelo modelo Galaxy Z Flip 3, neste último ano.
Infelizmente, não sabemos mais informações sobre o dobrável da Microsoft que pode vir a ser conhecido como Surface Trio, numa clara alusão ao seu ecrã dobrável em três partes.

Agora o novo dobrável da Samsung

Mas há mais informações sobre o equipamento dobrável em três da Samsung. Além dos esboços presentes na documentação do pedido de patente, através dos quais percebemos o complexo mecanismo de dobradiças, são também já conhecidas algumas das especificações que pode vir a integrar.

Assim, espera-se que tenha suporte para a conhecida S Pen, assim como uma configuração de câmara traseira tripla e uma entrada HDMI. A informação avança ainda que a Samsung vai integrar um leitor de impressões digitais sob o ecrã deste equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 11 cada vez mais perto da Europa
  • Xiaomi com novo grande lançamento previsto para o início de 2022
  • Samsung pode abalar mercado de smartphones dobráveis com este modelo
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt