Microsoft: novos óculos de Realidade Mista devem chegar aos consumidores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Alex Kipman, chefe do departamento de Realidade Mista da Microsoft, deu recentemente uma entrevista à Bloomberg. Nesta foram respondidas várias questões sobre o presente e futuro deste segmento e deixada uma indicação promissora para os HoloLens 3.

Ainda sem data de lançamento definida, ficou a indicação de que os HoloLens 3 poderão ter direito a uma versão direcionada para os consumidores. Será, portanto, o primeiro modelo desta gama a chegar ao mercado convencional.

HoloLens 3 poderão ser os primeiros óculos de Realidade Mista para os consumidores

A primeira versão dos HoloLens foi apresentada em março de 2016 e rapidamente cativou o interesse do mercado tecnológico. Foram dos primeiros óculos independentes a oferecem uma experiência de Realidade Mista, onde o real e o virtual se misturam de forma quase perfeita.

Porém, o seu preço inicial de 3000 dólares fizeram deste um produto inatingível para as massas. Aliás, a linha HoloLens tem sido, ao longo destes anos, direcionada para o setor empresarial e onde obteve um grande sucesso.

Alez Kipman confirmou nesta entrevista concedida ao órgão de comunicação social que a terceira versão destes óculos já está em desenvolvimento. Todavia, não foram avançadas informações que nos possam indicar quando é que o produto será lançado.

Microsoft traça metas para trazer os HoloLens ao consumidor

Ficou igualmente patente o desejo da Microsoft em trazer esta linha de produtos para o consumidor normal, abandonando a sua exclusividade empresarial. Mas para isso, a marca terá de satisfazer alguns pormenores.

São três os patamares que a Microsoft pretende atingir para fazer dos HoloLens um produto as massas. Desde logo temos uma preocupação declarada na ergonomia do produto.

Para ser algo para as massas, os próximos HoloLens terão de pesar menos de 90 gramas, sendo que a geração atual pesa 500 gramas. Adicionalmente, o seu consumo de energia não poderá ultrapassar os 2W, contra os 8W atualmente requeridos. Além disto, os novos óculos de Realidade Mista terão de oferecer uma experiência ainda mais imersiva.

Este produto poderá demorar ainda alguns anos até estar pronto para chegar aos consumidores vulgares. Mas com o adensar dos rumores de que também a Apple se lançará neste mercado, a Microsoft não vai querer ficar para trás.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple pode apresentar os AirPods 3 mais cedo do que esperavas
  • Xiaomi vai lançar produto muito aguardado nos mercados globais
  • Samsung vai adotar um dos mais misteriosos projetos da Google
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.