Microsoft lança nova versão do sistema operativo Windows 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Microsoft acaba de lançar a nova versão do seu sistema operativo Windows 11 em mais de 190 países, incluindo Portugal. É a primeira grande atualização do sistema operativo que assegura a eficiência do trabalho híbrido.

A atualização inclui a integração de novas funcionalidades que reforçam os níveis de segurança, acessibilidade, produtividade e colaboração. Está já disponível no nosso país e traz várias novidades para os nossos PC's.

1. Tornar o PC mais intuitivo e seguro com o Windows 11

Wouldn’t it be great if we had a blog with more information on the new Focus feature, Start menu pins, Snap updates and more exciting Windows 11 newness? Good news! Now we do. https://t.co/HkQOiakAU7 pic.twitter.com/rRHKhTCSDa

— Windows (@Windows) 20 de setembro de 2022

Em primeiro lugar, para assegurar que o conteúdo e a informação estão sempre acessíveis, a nova versão do Windows 11 inclui atualizações no menu Iniciar, pesquisa avançada, definições rápidas.

Temos, de igual modo, melhorias na cobertura de notícias no painel de Widgets através do File Explorer1.

Em simultâneo, e uma vez que cerca de 1 em cada 5 utilizadores beneficia de funcionalidades de acessibilidade no PC, esta atualização fornece um conjunto de novas ferramentas como a legendagem ao vivo.

Microsoft Windows 11

Tal pode ser usado para eventos em direto, permitindo a criação automática de legendas a partir de conteúdos áudio, o acesso de voz (preview).

Esta é a nova função que permite controlar o PC e o texto de autor utilizando a voz. Temos ainda o Natural Voices for Narrator, que reflete o discurso de forma mais natural para ajudar na leitura ou pesquisa na web.

No que lhe concerne, e sendo o Windows 11 a versão mais segura de sempre do Windows. Com efeito, esta atualização conta, ainda, com a introdução da Smart App control, que permite, de forma segura, fazer o download de qualquer aplicação.

2. Capacitar os utilizadores para serem mais produtivos com o software Microsoft

Microsoft Windows 11

Em segundo lugar, com melhorias nos layouts do Snap, uma nova funcionalidade Focus, e otimização de desempenho e bateria, a nova atualização do Windows 11 irá permitir aos utilizadores serem mais produtivos.

In a world where it's hard to log off, now you can turn on Focus🔍Muted notifications, cleared taskbar badges, timed focus sessions and integrated Spotify audio are now here to help you find your workflow. pic.twitter.com/dOhntgD5Zg

— Windows (@Windows) 20 de setembro de 2022

Ao iniciarem uma nova sessão de foco, o Windows irá ativar a função “Não Incomodar”, que silencia as notificações e badges na barra de tarefas.

O foco está também assegurado com a aplicação Clock, que ativa um temporizador para ajudar o utilizador a gerir melhor o tempo.

3. Fazer do Windows o melhor lugar para o utilizador

Em terceiro lugar, os utilizadores confiam, mais do que nunca, no seu PC para um conjunto variado de tarefas. Por esse motivo, a Microsoft está a aperfeiçoar o Windows Studio Effects.

Isto pode melhorar a qualidade da imagem e áudio, além das novas ferramentas creator e atualizações à experiência da Microsoft Store.

Windows 11

De igual modo, com as videochamadas a tornarem-se uma das tarefas essenciais, a atualização abrange a câmara Windows Studio, Voice Focus para filtrar o ruído de fundo.

Em simultâneo, temos o Background Blur para que apenas o utilizador seja visto, Eye Contact para promover uma melhor colaboração. Aliás, temos ainda o Automatic Framing para que a câmara acompanhe os movimentos do utilizador.

À medida que a creator economy continua a crescer, as pessoas estão a produzir mais conteúdo criativo no Windows. Por isso, a Microsoft integrou a ferramenta Clipchamp para tornar a edição de vídeo mais simples.

Por sua vez, atualizações em funcionalidades como o Auto HDR e Variable Refresh Rate em jogos modo windowed permitem otimizar o desempenho para melhorar a latência e, com o Game Pass integrado diretamente no Windows 11, através da aplicação Xbox, os jogadores podem aceder a centenas de jogos de PC de alta qualidade.

4. Proporcionar maior segurança e flexibilidade ao local de trabalho

Em seguida, para satisfazer as necessidades das organizações e colaboradores, a nova versão do Windows fornece layers de hardware e software integradas. Temos assim o novo Microsoft Defender SmartScreen identifica e alerta quando estão a introduzir as credenciais do utilizador numa aplicação maliciosa.

Mais ainda, temos uma funcionalidade opcional de deteção de presença no Windows Hello for Business. Isto serve para identificar quando o utilizador se aproxima e bloquear quando se afasta.

A Smart App Control bloqueia aplicações não confiáveis, ficheiros script e macros maliciosos no Windows 11.

Esta funcionalidade prevê a segurança de uma aplicação em tempo real antes de ser executada. É, portanto, uma solução para as organizações que ainda não utilizam a modern device management (MDM) como o Microsoft Intune.

5. Assegurar inovação e valor contínuo ao Windows

How much time would you save if you didn’t have to look for things on your computer? Let us know...because now you can pin items right to the start menu 😌 pic.twitter.com/srfUZpTtDW

— Windows (@Windows) 20 de setembro de 2022

Ademais, com esta atualização, a Microsoft pretende melhorar a experiência do Windows Update, também ao nível da redução das emissões de carbono. Fá-lo através de alterações à configuração de padrão de energia (Sleep e Screen off) quando os PCs estão inativos.

Microsoft Windows 11

Além da atualização anual, estão planeadas novas funcionalidades, com maior frequência, no Windows 11:

  • Melhorias no File Explorer: a nova página inicial no File Explorer dá acesso rápido aos ficheiros favoritos e recentes, bem como localiza, facilmente, documentos importantes.
  • Aplicação de Fotos: introdução de uma nova experiência de gestão de fotos que simplifica a consulta e respetiva gestão.
  • Ações sugeridas: Copiar números de telefone, datas e obter outras sugestões, como fazer uma chamada via Teams ou Skype ou adicionar um evento na aplicação do Calendário.
  • Overflow na Barra de Tarefas: A barra de tarefas oferecerá um acesso para um menu overflow que permitirá visualizar todas as aplicações excessivas, num único espaço.
  • Partilha para mais dispositivos: Explorar e partilhar para mais dispositivos, incluindo desktops, utilizando a partilha nas proximidades.

Por fim, a disponibilidade da atualização do Windows 11 em Portugal começou a 20 de setembro de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.