Erros intermitentes no acesso a sites do SharePoint Online
A Microsoft está a investigar um incidente em curso que está a causar falhas intermitentes no acesso a sites do SharePoint Online, a sua plataforma de colaboração e gestão de documentos baseada na cloud.
Integrado no Microsoft 365, o SharePoint Online permite a criação de sites, partilha de documentos e trabalho colaborativo em tempo real, sendo amplamente utilizado por empresas e instituições em todo o mundo.
Desde a madrugada desta quinta-feira, vários utilizadores têm reportado erros com a mensagem “Algo correu mal” ao tentarem aceder aos sites do serviço.
Problema relacionado com cookies de autenticação
A Microsoft reconheceu o incidente às 04:06 (UTC), tendo atualizado a situação mais recentemente às 09h29, informando que os engenheiros continuam a investigar a origem do problema.
Segundo o comunicado oficial, foi identificado um cookie de autenticação recorrente nos registos de rede dos utilizadores afetados, que parece estar a causar os erros 503.
“Estamos a tentar confirmar se este componente é de facto o responsável pelo impacto, para que possamos iniciar o desenvolvimento de uma solução”, explicou a Microsoft.
“O problema afeta apenas alguns utilizadores que se encontram em determinadas infraestruturas ou que estão a ser servidos por elas.”
Solução temporária: usar modo incógnito
Enquanto a correção definitiva não é implementada, a Microsoft recomenda aos utilizadores afetados que tentem aceder ao SharePoint Online em modo incógnito, também conhecido como InPrivate no Microsoft Edge, como possível solução temporária.
A empresa ainda não divulgou quais regiões estão a ser afetadas, nem a extensão do impacto, mas classificou o problema como um “incidente”, uma designação reservada para falhas críticas com impacto significativo nos utilizadores.
Incidentes recentes em serviços da Microsoft 365
Este incidente junta-se a outros problemas recentes enfrentados pelos utilizadores do Microsoft 365.
Em abril, uma falha causou atrasos e falhas em pesquisas no SharePoint Online. Já em junho, um erro numa versão do cliente de sincronização do OneDrive impediu a gravação automática de ficheiros abertos via Explorador de Ficheiros.
Esta semana, a Microsoft também resolveu uma configuração incorreta de DNS que estava a causar falhas na entrega de códigos de autenticação por mensagem (OTP) no Exchange Online.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News