Microsoft explica o que levou à falta de stock da Xbox Series X!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante uma entrevista exclusiva ao site The Verge, Phil Spencer revelou alguns detalhes interessantes sobre os meses que antecederam o lançamento da Xbox Series X. Uma das informações reveladas poderá ser a derradeira explicação para a atual quebra de stock a nível global.

De acordo com Spencer, a Xbox Series X e Series S acabaram por entrar em fase de produção em massa mais tarde do que teria sido planeado pela empresa. Este atraso deveu-se unicamente ao facto de quererem incorporar todas as funcionalidades RDNA 2. Em comparação, a Microsoft deu início ao fabricao das suas consolas no final do verão, enquanto a Sony tinha já começado o fabrico da PS5 algum tempo antes.

Claramente, a Sony decidiu que não seria crucial esperar que a AMD finalizasse o design das suas novas gráficas. ASsim, a Microsoft pode afirmar que as Xbox Series X|S são as únicas consolas com hardware que suporta todas as funcionalidades RDNA 2.

Quais as diferenças entre a Xbox Series X e a PS5 no que respeita ao RDNA 2

As funcionalidades RDNA 2 incluem várias características muito populares nos jogos da nova geração, tal como:

  • Ray-tracing
  • Mesh Shaders
  • Variable Rate Shading
  • Sampler Feedback Streaming

Ainda que a AMD afirme que ambas as consolas têm como base a estrutura RDNA 2, na prática existem diferenças bastante importantes.

A Sony já confirmou que a PlayStation 5 não irá suportar Variable Rate Shading. Esta funcionalidae permite à GPU (placa gráfica) reproduzir diferentes partes do ecrã com resoluções distintas. Desta forma, a gráfica consegue focar-se nas áreas que são mais importantes em cada momento.

Outra funcionalidade ausente da PS5 é a Sampler Feedback Streaming, mas visto que esta serve apenas para otimizar o consumo de memória do SSD durante a leitura de texturas, não deverá apresentar grandes problemas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Football Manager 2021: um dos maiores segredos da saga foi revelado
  • Xbox Games with Gold: descobre os jogos grátis disponíveis em dezembro!
  • Black Friday: 13 produtos gaming com descontos de até 50% que tens de ver
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.