Microsoft está a trabalhar num sistema operativo mais leve e moderno

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Durante o evento Computex, um dos vice-presidentes da Microsoft, afirmou que a empresa está a preparar um sistema operativo novo para correr em dispositivos modernos. A empresa acredita que é necessário um SO mais leve, mais simples e moderno.

Foi mencionada a importância das atualizações, que no Windows continuam a ser algo intrusivas. Com o novo SO, a Microsoft pretende que as atualizações sejam feitas nos bastidores de forma invisível.

O novo SO promete ser seguro pois as aplicações estarão separadas do sistema operativo. Isto significa que a Microsoft irá apostar em computação por nuvem, onde os programas serão executados remotamente em servidores seguros.

A Microsoft mencionou ainda a ligação 5G e suporte para inputs de caneta, voz, toque e até desbloqueio facial. Não há dúvida que a empresa pretende um sistema operativo dedicado a dispositivos portáteis como tablets e computadores híbridos.

Este novo SO pode ter o nome Windows Lite, uma versão ainda mais leve que o Windows 10S. Parece que a Microsoft se está a basear de certa forma no Chrome OS, na sua simplicidade, ligação à nuvem e atualizações invisíveis.

A Microsoft já se baseou no Chrome para o novo Edge

Em 2017, a Microsoft começou a re-imaginar o seu navegador Edge. Embora mais popular que o velho Internet Explorer, o Edge ainda sofre de algumas lacunas, não atraindo utilizadores do Windows 10, que preferem usar Chrome ou Firefox.

A empresa decidiu então basear a nova versão do navegador em Chromium, o código fonte do Chrome. Assim sendo, o novo Edge traz funções familiares ao navegador da Google como as famosas extensões. Adicionalmente, será possível sincronizar histórico, favoritos e outros dados de utilizador entre os navegadores.

Caso estejas inscrito no programa Beta do Edge, já podes testar o novo navegador. A Microsoft ainda não deu datas de lançamento específicas para o novo Edge mas é possível que guardem esta e outras novidades para a conferência Ignite em novembro.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.