Este é o Microsoft Edge baseado em Chromium!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft reconstruiu o seu navegador Edge e baseou-o em Chromium, estando a testá-lo internamente. Através do The Verge conseguimos perceber como será o aspecto do novo navegador.

É óbvio que o novo Edge vai partilhar algumas semelhanças com o Google Chrome. Contudo, a Microsoft adicionou alguns toques para sentirmos que é um navegador Windows.

A versão baseada em Chromium ainda não está disponível mas assim que a instalas poderás importar os teus favoritos, passes e histórico do Chrome ou do Edge.

Esta renovação pode ser o que o Edge precisava!

A maioria do que vemos na interface é uma mistura do Edge e do Google Chrome, com personalizações da Microsoft. No entanto conseguimos perceber ainda a identidade do Edge ou seja, as parecenças não são exageradas.

Existe uma opção de acessibilidade que lê as páginas em alta-voz embora isso já exista no Edge. Algumas opções estão em falta no entanto, como agrupar separadores ou escrever com a caneta nas páginas web.

Além disso, o modo escuro só está disponível após ativação, visto ser uma versão de testes. Relembra-nos o Google Canary, a versão Beta do Chrome com as suas 'testing flags'.

A componente mais importante deste novo navegador é o suporte para as extensões. Vais poder finalmente instalar extensões da loja do Chrome directamente no Edge. Esta era uma das funções mais aguardadas pelos utilizadores.

Para já, a sincronização das extensões ainda não está activa, ou seja, extensões que tivesses não serão transportadas de navegadores prévios, algo que o Chrome faz.

Essa e outras melhorias estão a caminho afinal esta é uma versão preliminar e provavelmente foi disponibilizada para demonstrar as capacidades do Edge baseado em Chromium.

Seja como for, esta nova versão parece estar polida e funcional. O Microsoft Edge bem precisa de uma remodelação para atrair mais utilizadores. O Google Chrome continua a ser o navegador mais utilizado do mundo.

Assim sendo, a Microsoft foi inteligente ao buscar inspiração direta ao rei dos navegadores. A empresa não revelou quando é que irá lançar uma versão final mas certamente chegará algures este ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novo Xiaomi Mi Notebook Air é ainda mais leve que o Macbook Air
  • Nokia alega ter enviado dados para a China por engano
  • Microsoft explica em que se baseia o xCloud

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.