Microsoft e TomTom unem-se para levar a IA generativa aos automóveis

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A TomTom, empresa amplamente conhecida por seus GPSs, uniu-se à Microsoft para criar um "assistente automóvel conversacional totalmente integrado e alimentado por Inteligência Artificial (IA)". A assistente de IA para carros foi anunciada hoje pela companhia.

A expectativa é que a nova tecnologia seja integrada em breve ao Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma aberta e modular de info-entretenimento para veículos. Segundo a TomTom, a IA deve oferecer "uma interação de voz mais sofisticada".

O assistente poderá responder a perguntas e atender pedidos de controlo de bordo

TomTomAI
Imagem: Divulgação / TomTom

De acordo com o anúncio feito pela TomTom, o novo assistente de voz com IA generativa para veículos utiliza os grandes modelos de linguagem (LLM - Large Language Models) da OpenAI e produtos da Microsoft, como o Azure Cosmos DB e o Azure Cognitive Services.

Em outras palavras, a IA deve ser equipada com os avanços mais atuais do mercado. A ideia é que a atualização do Digital Cockpit com a nova ferramenta permita que o condutor converse "naturalmente com os seus veículos”.

A IA poderá responder a perguntas sobre a viagem, localizar paragens e até mesmo obedecer a comandos de certos controles do sistema de bordo do carro: como abrir e fechar janelas e ligar ou desligar o ar condicionado. Tudo isso a partir de comandos de voz naturais.

“Estamos a criar uma maneira inovadora das pessoas interagirem com os seus veículos. Com ambas as empresas integrando o que fazem de melhor em uma única solução, estamos transformando a experiência no veículo, permitindo que os condutores peçam qualquer coisa ao seu carro e confiem que ele atenderá”, explica Mike Schoofs, diretor de receitas da TomTom.

IA carro
Imagem: Divulgação / TomTom

Diferentes marcas poderão ter o novo assistente IA da TomTom

Segundo o comunicado da TomTom, a empresa manterá a propriedade do assistente de voz, o que significa que ele não deve ser exclusivo de uma única marca de carros. Por este motivo, a companhia declarou que a IA deve integrar uma variedade de interfaces oferecidas pelos principais fabricantes de automóveis.

A empresa vai apresentar oficialmente o assistente de IA durante o famoso evento de tecnologia CES 2024, em janeiro, em Las Vegas. Até ao momento, nenhuma parceria definitiva com fabricantes de veículos conhecidos foi anunciada.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.