Microsoft despede 1900 funcionários e jogos físicos podem estar em risco

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Na última quinta-feira (25), a Microsoft despediu 1900 funcionários das equipas Xbox e Activision Blizzard, reduzindo a sua divisão de jogos em 10%. Agora, uma nova informação indica que a decisão impactou principalmente o setor de jogos físicos.

Equipas foram basicamente "encerradas"

Microsoft Gaming will lay off 1900 staff from Activision, Blizzard, Xbox, ZeniMax. Read Phil Spencer's memo to staff here: https://t.co/MTn3xgYzL8#Xbox

— Jez (@JezCorden) 25 de janeiro de 2024

Segundo Jez Corden, do Windows Central, os departamentos mais afetados pela nova redução de força de trabalho da Microsoft foram os encarregados pela venda física a retalho de jogos Xbox e pelo serviço de apoio ao cliente da Activision Blizzard.

Para Corden, as equipas foram basicamente "encerradas". Isso pode indicar uma mudança grande do foco da Microsoft, que pode deixar para trás os jogos físicos, com o amplo crescimento de jogos em cloud. Outro indicador dessa mudança de foco foi a demissão de gestores de comunidade.

A Blizzard sofreu consequências consideráveis com as demissões, que incluíram a demissão do seu Presidente Mike Ybarra e levaram ao cancelamento do muito aguardado jogo de sobrevivência Odyssey.

Demissões ocorreram para estabelecer uma “estrutura de custos sustentável”

microsoft blizzard xbox
Imagem: Shutterstock / Miguel Lagoa

A notícia das demissões foi dada aos funcionários via e-mail, com uma declaração do CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer. Segundo a mensagem, os 1900 empregos (dos 22 mil existentes) foram cortados para estabelecer uma “estrutura de custos sustentável”.

A página Windows Central teve acesso à mensagem por meio de uma fonte anónima:

"Já se passaram pouco mais de três meses desde que as equipas da Activision, Blizzard e King se juntaram à Microsoft. À medida que avançamos em 2024, a liderança da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard está comprometida em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento. Juntos, definimos prioridades, identificamos áreas de sobreposição e garantimos que estamos todos alinhados quanto às melhores oportunidades de crescimento.

Como parte desse processo, tomamos a dolorosa decisão de reduzir o tamanho da nossa força de trabalho de jogos em aproximadamente 1900 funções das 22 mil pessoas da nossa equipa. A Equipa de Liderança de Jogos e eu estamos comprometidos em navegar neste processo da forma mais cuidadosa possível. Todas as pessoas que são diretamente afetadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso da Activision Blizzard, da ZeniMax e das equipas do Xbox, e deveriam estar orgulhosas de tudo o que conquistaram aqui. Estamos gratos por toda a criatividade, paixão e dedicação que trouxeram aos nossos jogos, aos nossos jogadores e aos nossos colegas. Forneceremos todo o nosso apoio àqueles que forem afetados durante a transição, incluindo benefícios de indemnização informados pelas leis trabalhistas locais. Aqueles cujas as funções serão afetadas serão notificados e pedimos que tratem os seus colegas que estão saindo com o respeito e a compaixão, que são consistentes com nossos valores.

Ao olhar para o futuro, continuaremos a investir em áreas que irão expandir o nosso negócio e apoiar a nossa estratégia de levar mais jogos a mais jogadores em todo o mundo. Embora este seja um momento difícil para a nossa equipa, estou mais confiante do que nunca na sua capacidade de criar e nutrir os jogos, as histórias e os mundos que unem os jogadores."

Com as mudanças, a comunidade de jogadores questiona-se sobre quais são os planos da Microsoft para o futuro e quais serão as reais consequências das últimas decisões da empresa para os consumidores.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.