A semana ficará marcada pela aquisição da Activision Blizzard pelo valor de 69 mil milhões de dólares pela Microsoft. É um dos mais sérios reforços para o ecossistema Xbox dos últimos anos e promete causar ondas de choque junto de toda a indústria gaming.
Ainda que não isento de críticas e alguns entraves entretanto ultrapassados, a gigante de Redmond conseguiu finalmente chegar o negócio que já há dois anos instigava. Agora é oficial, a Blizzard pertence efetivamente à empresa liderada por Satya Nadella.
Microsoft confirma (finalmente) a aquisição da Activision Blizzard
A intenção de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft causou alguma polémica desde o início sobretudo junto da Sony. Isto porque a Microsoft, e todo o seu ecossistema Xbox, poderia vir a privar o ecossistema PlayStation de vários títulos famosos.
Foi (também) por isso que várias entidades reguladoras nos Estados Unidos da América, na União Europeia e no Reino Unido foram chamadas a pronunciar-se sobre o negócio. Agora, porém, com o último aval já concedido, o negófico foi oficializado.
"Hoje é um bom dia para jogar", afirma Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming
Veja-se, por exemplo, a publicação de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming que anunciou a novidade na sua conta da rede social X. A publicação é sucinta, afirmando que "hoje é um bom dia para jogar".
A empresa mostra-se bastante animada com esta aquisição ao afirmar junto da imprensa que "Todos sabem o quão importantes são os jogos para a Microsoft. Jogamos, criamos e sabemos também o que estes significam para cada indivíduo e para esta verdadeira comunidade."
Por isso, a Microsoft e todo o universo Xbox deram oficialmente as boas-vindas à Activision Blizzard e a todas as equipas que dela fazem parte. A propósito, recordamos alguns dos títulos mais jogados e afamados da história dos videojogos para consolas, PC e dispositivos móveis.
Através da cloud, dispositivos móveis e consolas, o universo Xbox cresceu!
A ingressar assim no universo da Xbox teremos desde o Pitfall a Call of Duty, de World of Warcraft a Overwatch, de Candy Crush Saga a Farm Heroes Saga. Em toda a linha, os estúdios da Activision Blizzard ultrapassaram os limites dos jogos para jogadores de todo o mundo, vindo agora enriquecer os produtos da Xbox.
Tal como frisar a própria Microsoft, agora em conjunto, será possível criar novos mundos e novas histórias, e levar os jogos a cada vez mais locais para que mais jogadores possam participar e desfrutar. Isto seja através de dispositivos móveis ou a partir da cloud.
A propósito, recordamos também algumas das maioresa aquisiçõessções da Microsoft até à data:
- Activision Blizzard: 68,7 mil milhões de dólares
- LinkdIn: 26,2 mil milhões de dólares
- Nuance: 19,7 mil milhões de dólares
- Skype: 8,5 mil milhões de dólares
- ZeniMax: 7,5 mil milhões de dólares
- GitHub: 7,5 mil milhões de dólares
- Nokia (divisão de smartphones): 7,2 mil milhões de dólares
- aQuantive: 6,3 mil milhões de dólares
- Mojang (Minecraft): 2,5 mil milhões de dólares
Game Pass da Microsoft será um dos serviços mais beneficiados
Apesar de ser atualmente inegável a superioridade da Sony com a venda de equipamentos físicos, nomeadamente a sua PlayStation, certo é que com esta aquisição da Activision, serviços como o Game Pass da Microsoft serão amplamente beneficiados.
Ainda a propósito desta aquisição, comentou Brad Smith, Presidente da Microsoft "O nosso grande investimento para adquirir a Activision Blizzard reforça ainda mais a nossa determinação em eliminar este atrito em nome dos criadores e dos jogadores."
"Queremos garantir que conteúdos de classe mundial cheguem mais facilmente a todos os jogadores seja em que plataforma for.", acrescentou Smith."
Editores 4gnews recomendam: