A Apple definiu um novo padrão de laptops ao integrar o seu chip M1, abandonando a Intel, apoiando-se antes na ARM.
Agora parece que a Microsoft vai seguir as pisadas da sua rival de Cupertino e está a trabalhar num novo laptop inovador equipado com Snapdragon 8CX Gen 3.
Microsoft e Qualcomm podem estar a colaborar
Não há dúvida de que a Apple abalou o mercado e definiu um novo padrão para laptops ao inserir o seu chip Apple M1 nos equipamentos. Com esta opção, a empresa de Cupertino abandonou a Intel, depois de anos de colaboração, e construiu o seu próprio chip baseado na tecnologia ARM.
E ao que tudo indica, a Microsoft pode seguir as pisadas da rival da maçã. No caso da empresa do Windows, a ideia não será construir um processador proprietário da Microsoft, mas antes passar a integrar chip baseados na tecnologia ARM.
De acordo com informações agora reveladas, a Microsoft pode estar a trabalhar num novo laptop que vai contar com o processador Snapdragon 8CX Gen 3 da Qualcomm. Ao que tudo indica, a empresa tem planos para construir um ecossistema de equipamentos baseados na tecnologia ARM e está a colaborar com a Qualcomm para atingir esse objetivo.
Por sua vez, a Qualcomm estará também interessada em expandir a sua presença no mercado de computadores e a colaboração com a Microsoft pode facilitar a concretização desse objetivo.
Novo laptop da Microsoft já passou pela plataforma de benchmarking Geekbench
O novo laptop Microsoft, que até agora estava em segredo, já passou pela plataforma Geekbench com o nome de código OEMVL OEMVL Product Name EV2, muito semelhante ao utilizado nos equipamentos Surface.
Por outro lado, a designação EV2 indica que o equipamento está já em fase de testes de hardware, o que são boas notícias para todos os utilizadores. Aliás, esta fase de testes de hardware sugere também que o novo laptop com chip da Qualcomm pode ser lançado mais brevemente do que seria expetável.
Na plataforma Geekbench o novo processador obteve 1005 em testes de núcleo único enquanto que em multi core registou uma pontuação de 5574. Estes resultados colocam-nos atrás da concorrência, mas ainda há tempo para resolver todos os desafios e melhorar substancialmente estes números.
De resto , a passagem pela conhecida plataforma revelou também que o equipamento deverá chegar com Windows 11, pronto a usar.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung: primeiras imagens do próximo Galaxy Z Fold 4 e mais uma série Galaxy que terá 5 anos de atualizações
- Realme Pad Mini é o próximo tablet Android barato a chegar em 2022
- Qualcomm já está a trabalhar no sucessor do Snapdragon 8 Gen 1