Será que a Microsoft acabou discretamente com o Windows 10 Mobile?

Rui Bacelar

Windows 10 MobileA perspectiva de futuro para os utilizadores do sistema operativo Windows 10 Mobile não está muito promissora, ou fácil. Este fim de semana vimos a Microsoft a confirmar que só 13 dos seus smartphones terão direito à nova atualização Creators Update.

Agora, confrontados com o facto de que deixou de ser exequível atualizar um equipamento com Windows Phone 8.1 para Windows 10 Mobile, mediante a app Assistente de Atualização, quais as ilações que daqui devem ser retiradas?

Windows 10 Mobile - Quo vadis?

A recente atualização da Microsoft, a Creators Update para Windows 10 Mobile será limitada a 13 equipamentos. Destes 13 smartphones apenas 6 equipamentos foram desenvolvidos pela Microsoft, apenas 6 são Lumia. Agora, a Microsoft removeu a Assiste de Atualização que permitiria aos utilizadores deste SO atualizar de Windows 8.1 para Windows 10.

Windows 10

Em suma, retirou qualquer hipótese a uma grande percentagem dos seus utilizadores de atualizarem os seus equipamentos. Uma corda que cada vez mais se aperta em torno do Windows 10 Mobile. Imaginemos a seguinte situação. O teu smartphone Lumia veio com o sistema operativo Windows 8.1 e entretanto já o tinhas atualizado para Windows 10 Mobile. Imagine-se agora que queres voltar ao Windows 8.1 (fazer downgrade). Caso o faças não poderás voltar ao Windows 10 Mobile. Isto no caso de o teu smartphone ser um dos equipamentos não estar entre os 13 elegíveis.

Isto vem contradizer as afirmações da engenheira Dona Sarkar que, no ano passado, assegurou a um fã que a Microsoft estava empenhada no desenvolvimento do Windows 10 Mobile e que criaria nova procura para os smartphones Lumia. Pelos vistos a Microsoft está mais empenhada em colocar o Windows 10 Mobile debaixo do tapete para que ninguém veja o estado lastimoso a que chegaram.

Tudo aponta para que a Microsoft esteja finalmente pronta para dar por terminada a sua aventura com o Windows 10 Mobile, avaliar as perdas e tirar as devidas lições sobre o que correu mal. Com uma quota de mercado vergonhosa e que continua a encolher de dia para dia os utilizadores deste sistema gostariam de ter algum tipo de desfecho. Sinto que a Microsoft deveria esclarecer todos os seus fãs e utilizadores sobre o real destino e futuro (se é que tal existe) para o seu Windows 10 Mobile.

Vemos ainda a Microsoft a vender edições especiais do Samsung Galaxy S8 com software próprio como o Office, OneDrive, Skype, and Outlook. Note-se que a Microsoft detém várias patentes do Android. Aliás, a Microsoft obtém mais lucros com o licenciamento das suas patentes de aplicações Android do que alguma vez fez com a venda dos seus smartphones.

Outros assuntos relevantes:

Cuidado com este dispositivo! Usado para espiar compartimentos.

Netflix: 13 reasons e muitas mais para veres esta série!

Windows 10 poderá ter suporte a separadores em todas as aplicações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.