Será que a Microsoft acabou discretamente com o Windows 10 Mobile?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A perspectiva de futuro para os utilizadores do sistema operativo Windows 10 Mobile não está muito promissora, ou fácil. Este fim de semana vimos a Microsoft a confirmar que só 13 dos seus smartphones terão direito à nova atualização Creators Update.

Agora, confrontados com o facto de que deixou de ser exequível atualizar um equipamento com Windows Phone 8.1 para Windows 10 Mobile, mediante a app Assistente de Atualização, quais as ilações que daqui devem ser retiradas?

Windows 10 Mobile - Quo vadis?

A recente atualização da Microsoft, a Creators Update para Windows 10 Mobile será limitada a 13 equipamentos. Destes 13 smartphones apenas 6 equipamentos foram desenvolvidos pela Microsoft, apenas 6 são Lumia. Agora, a Microsoft removeu a Assiste de Atualização que permitiria aos utilizadores deste SO atualizar de Windows 8.1 para Windows 10.

Em suma, retirou qualquer hipótese a uma grande percentagem dos seus utilizadores de atualizarem os seus equipamentos. Uma corda que cada vez mais se aperta em torno do Windows 10 Mobile. Imaginemos a seguinte situação. O teu smartphone Lumia veio com o sistema operativo Windows 8.1 e entretanto já o tinhas atualizado para Windows 10 Mobile. Imagine-se agora que queres voltar ao Windows 8.1 (fazer downgrade). Caso o faças não poderás voltar ao Windows 10 Mobile. Isto no caso de o teu smartphone ser um dos equipamentos não estar entre os 13 elegíveis.

Isto vem contradizer as afirmações da engenheira Dona Sarkar que, no ano passado, assegurou a um fã que a Microsoft estava empenhada no desenvolvimento do Windows 10 Mobile e que criaria nova procura para os smartphones Lumia. Pelos vistos a Microsoft está mais empenhada em colocar o Windows 10 Mobile debaixo do tapete para que ninguém veja o estado lastimoso a que chegaram.

Tudo aponta para que a Microsoft esteja finalmente pronta para dar por terminada a sua aventura com o Windows 10 Mobile, avaliar as perdas e tirar as devidas lições sobre o que correu mal. Com uma quota de mercado vergonhosa e que continua a encolher de dia para dia os utilizadores deste sistema gostariam de ter algum tipo de desfecho. Sinto que a Microsoft deveria esclarecer todos os seus fãs e utilizadores sobre o real destino e futuro (se é que tal existe) para o seu Windows 10 Mobile.

Vemos ainda a Microsoft a vender edições especiais do Samsung Galaxy S8 com software próprio como o Office, OneDrive, Skype, and Outlook. Note-se que a Microsoft detém várias patentes do Android. Aliás, a Microsoft obtém mais lucros com o licenciamento das suas patentes de aplicações Android do que alguma vez fez com a venda dos seus smartphones.

Outros assuntos relevantes:

Cuidado com este dispositivo! Usado para espiar compartimentos.

Netflix: 13 reasons e muitas mais para veres esta série!

Windows 10 poderá ter suporte a separadores em todas as aplicações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.