Microsoft "abandona" users do Windows 10 e a solução é Google

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que a separação entre a Microsoft e o Windows 10 está para breve - 14 de outubro de 2025, para ser mais preciso. Posto isto, a consequência é óbvia: milhões e milhões de PCs vão ficar obsoletos para os seus utilizadores devido à falta de atualizações e suporte técnico. A situação é pouco animadora, mas ao que tudo indica, pode haver uma solução por parte da Google.

De acordo com o que é referido pelo portal de notícias do Tom's Hardware, a ideia da Google passa por transferir os utilizadores para o ChromeOS Flex, que se baseia numa nuvem que recebe, constantemente, atualizações de segurança. A questão é particularmente delicada para quem tem PCs com Windows 10, sem capacidade para executar o Windows 11. Face a esse problema, a solução da Google parece relativamente simples.

O ChromeOS Flex é leve e seguro

A partir da mesma fonte de informação, sabemos que se trata de um sistema bastante leve e que pode ser instalado em dispositivos Windows, utilizando, por exemplo, uma simples pendrive. Nesta solução da Google, todos ganham: o consumidor que continua a ter um computador operacional e o planeta, claro, que acumula menos "lixo eletrónico".

Mais do que um remedeio, o ChromeOS Flex parece ser uma solução competitiva e vantajosa. Para além da questão da segurança, o mesmo apresenta recursos de criptografia de dados e funciona perfeitamente em dispositivos não tão evoluídos, pelo que se o teu PC já tiver alguns anos, não te preocupes: o ChromeOS Flex resolve! É importante referir, ainda, que é uma solução pouco dispendiosa para empresas.
Google Microsoft
Google Microsoft

Ainda não oferece suporte a aplicações do Windows

No entanto, nem tudo é perfeito. Apesar de tudo o que foi referido antes, é preciso lembrar que o ChromeOS não oferece suporte a aplicações do Windows, o que pode ser um problema. Afinal de contas, muitos utilizadores deverão querer continuar a usar os mesmos programas, o que é compreensível.

Assim sendo, o próximo grande passo da Google, neste sentido, tem sido tentar resolver o problema em questão. A empresa tem trabalhado na adaptabilidade do ChromeOs, ainda que, de momento, não consiga transferir as milhares de apps da Windows, tal como refere a Tom's Hardware.

De qualquer forma, o objetivo é esse e, para Naveen Viswanatha, da Google, o ChromeOS Flex é a melhor opção para os utilizadores do Windows 10 que procuram uma solução. Para além de ser grátis, o recurso da Google manterá a segurança do teu PC e promete transportar, no futuro, tudo o que conhecias da Windows para esta nova versão.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.