Micro-ondas têm bactérias resistentes à radiação (mas isso é um risco?)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Um novo estudo da Darwin Bioprospecting Excellence S.L, em Valência, Espanha, revelou que o micro-ondas pode abrigar alguns dos micróbios mais resistentes já descobertos. Nos 30 micro-ondas examinados, os investigadores encontraram quase 750 espécies diferentes de bactérias. Mas isso representa um risco para a utilização humana? Devemos deixar de utilizar o micro-ondas?

As bactérias são perigosas, mas não nesta quantidade

Micro-ondas têm bactérias resistentes à radiação
Imagem: Shutterstock / FotoDuets

De acordo com Daniel Torrent, investigador da Darwin Bioprospecting Excellence SL, que trabalhou neste estudo, algumas espécies de géneros encontradas em micro-ondas domésticos, como Klebsiella, Enterococcuse Aeromonas, podem representar um risco para a saúde humana.

A Klebsiella é uma bactéria normalmente encontrada em fezes humanas. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ela pode causar pneumonia e infeções sanguíneas em seres humanos, conforme reportou a página Gizmodo. Mas calma, os investigadores destacaram que a população microbiana residencial encontrada em micro-ondas não representam um risco.

“É importante notar que a população microbiana encontrada em micro-ondas não apresenta um risco único ou aumentado em comparação a outras superfícies comuns de cozinha”, afirmou Torrent.

A verdade é que micro-ondas emitem um tipo de radiação não ionizante, por outras palavras, uma radiação incapaz de alterar células e átomos. E os níveis desta radiação neste eletrodoméstico não são considerados perigosos para os seres humanos, e nem fortes o suficiente para matar essas bactérias.

Inclusive, segundo o entidade de saúde dos Estados Unidos FDA, colocar a tua comida no micro-ondas por um período de tempo apropriado pode matar possíveis micróbios, mas por causa do calor, não da radiação.

Para os utilizadores, os cuidados indicados são os mesmos em relação às demais superfícies da cozinha. Limpar com periodicidade, mas sem exagero, pode evitar o possível contacto dos alimentos com quaisquer sujidades e bactérias.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.