Além do anúncio oficial do smartphone Xiaomi Redmi Pro, a chinesa Xiaomi apresentou ao mundo outra das suas criações, ou melhor, das suas abordagens a um produto mundialmente famoso e cobiçado, o Apple MacBook Air da Xiaomi. Entra em cena o Mi Notebook Air, um portátil que já tem feito correr muita tinta desde que surgiram os primeiros rumores da sua existência e que vê agora o raiar do dia.
O Mi Notebook Air estará disponível em dois tamanhos, 13.3 polegadas e 12.5 polegadas. Ambos os computadores são construídos em alumínio, tal e qual o Apple MacBook Air, possuem um ecrã com resolução 1080p Full-HD revestido por vidro até às margens. Bastante semelhantes ao MacBook Pro neste aspecto.
Características do Mi Notebook Air
No seu interior o Mi Notebook Air tem um processador Intel Core i5-6200U, 8GB de memória RAM DDR4 e um disco de 256GB PCIe SSD. Tudo isto numa espessura de apenas 14.8mm, temos até uma slot extra para poderes expandir a memória com a porta SATA extra, (esta operação deverá ser feita por um técnico especializado).
A versão do Mi Notebook Air com 13.3 polegadas conta com uma placa gráfica NVIDIA GeForce 940MX GPU com 1GB de memória dedicada e, como é óbvio, não será um PC para gamers mas sempre é melhor do que ter que partilhar a memória integrada. Em termos de bateria os Mi Notebook Air contam com uma célula de 40W que te dará autonomia para até 9.5 horas de utilização e que pode ser carregada rapidamente. Cerca de 50% em apenas 30 minutos de carregamento com o carregador rápido com conectividade USB do Tipo C.
E claro, o Mi Notebook Air sendo uma cópia algo descarada do Apple MacBook Air teria que ser leve. Pois bem, a Xiaomi conseguiu reduzir o peso dos seus novos PC's para 1.07 kilogramas no modelo com 12.5 polegadas de ecrã. No entanto, esta redução de peso traz um grande inconveniente, o processador desta versão é um Intel Core M3 com 4GB de memória RAM e um disco SSD de 128GB com uma slot PCIe extra.
Vê também: Xiaomi Redmi Pro com Helio X20/X25, dual-câmara e 4050 mAh apresentado oficialmente
Para além disso, nesta variante do Mi Notebook Air com 12.5 polegadas não temos aqui uma gráfica dedicada, em vez de 2 portas USB 3.0 temos apenas uma porta HDMI. Contudo, toda esta redução de hardware aumentará a duração da bateria em 2 horas, para 11.5 horas. Números e características que espelham o novo MacBook da Apple (também ele uma afirmação clara de design acima da funcionalidade).
Os Preços:
Esta é sem dúvida a melhor parte. Os novos Mi Notebook Air, ao contrário das suas musas da Apple custarão pouco. Concretamente, o Mi Notebook Air de 13.3 polegadas custará cerca de 750$ (dólares), ao passo que a variante de 12.5 polegadas custará 520$ (dólares).
Por último e fazendo uma consideração pessoal, creio que estes Mi Notebook Air serão uma ameaça aos Ultrabooks com Windows ("Ultra" de ultra-expensive), sendo uma excelente opção para quem procura uma plataforma de trabalho móvel, bem desenhada, aparentemente bem construída e com um preço bem justo. Ah, e claro, à primeira vista até os poderão confundir com um equipamento da Apple, o que é sempre uma mais-valia.
Qual é a tua opinião sobre os Mi Notebook Air, cópia descarada ou produto de mérito próprio?
Talvez queiras ver:
- Samsung Galaxy S8 poderá trazer um ecrã 4K preparado para VR
- BlackBerry DTEK50 (Neon) apresentado oficialmente com preço e especificações bem atrativas
- Gionee M6 e M6 Plus apresentados oficialmente