Meta e Google querem Hollywood a treinar os seus modelos de IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Meta e Google estão dispostas a pagar milhões de dólares aos estúdios de Hollywood para que possam usar os conteúdos produzidos por estas empresas para treinar os seus modelos de IA.

O interessa da Google e Meta nos conteúdos de Hollywood estão diretamente relacionados com as plataformas de IA generativa para desenvolvimento de vídeos. Recorde-se que recentemente a Google apresentou o modelo de texto para vídeo Veo e que a Meta está também a desenvolver uma plataforma para esta área.

Netflix e Disney pensam de outra forma

imagem alusiva à Inteligência Artificial generativa
Os grandes estúdios de Hollywood estão reticentes com o uso dos seus conteúdos nas plataformas de IA generativa Imagem gerada por IA Microsoft Designer

A notícia está a ser avançada pela agência Bloomberg e pelo site Engadget que afirmam que ainda não está suficientemente claro o que poderá resultar destas negociações.

Segundo as informações divulgadas, a Netflix e a Disney “não estão dispostas a licenciar o seu conteúdo”. Mas ainda não fecham a porta às gigantes de tecnologia, tendo manifestado “interesse em outros tipos de colaborações”.

Por seu lado, a Warner Brothers Discovery terá mostrado mais abertura e está disposta “a licenciar alguns dos seus programas”.

Para já, nem a Meta nem a Google quiseram comentar a notícia quando contactadas pelos referidos órgãos de comunicação.

Hollywood ainda não está convencida

A agência Bloomberg salienta que os estúdios de Hollywood podem estar reticentes com este tipo de acordo. Ainda que as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial sejam atrativas, os grandes estúdios continuam preocupados com a forma como as empresas de IA vão usar todo o material criativo.

O recente caso que envolveu Scarlett Johansson e a OpenAI em que a atriz acusou a empresa de copiar a sua voz para a assistente Sky, não terá ajudado a dissipar estas dúvidas e receios.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt