A Mercedes-Benz América vai ordenar a recolha de mais de um milhão de veículos devido a uma avaria no seu software eCall. Esta avaria é especialmente perigosa uma vez que impede a transmissão da localização correta de um carro em caso de acidente.
Segundo a companhia, isto pode colocar em perigo a vida dos seus ocupantes, e por isso é uma questão que terá de ser resolvida com urgência. A National Highway Traffic Safety Administration indica que são vários os modelos afetados pela recolha, que incide mais especificamente sobre automóveis fabricados entre 2016 e 2021.
Modelos Mercedes-Benz afetados pelas recolhas:
- CLA-Class
- GLA-Class
- GLE-Class
- GLS-Class
- SLC-Class
- A-Class
- GT-Class
- C-Class
- E-Class
- S-Class
- CLS-Class
- SL-Class
- B-Class
- GLB-Class
- GLC-Class
- G-Class
A fabricante germânica garante não conhecer nenhuma instância na qual tenham decorrido danos materiais ou lesões pessoais deste problema de software.
A marca revelou ainda a intenção de disponibilizar uma atualização de software, que poderá ser instalada over-the-air ou nos concessionários autorizados. A recolha de veículos terá início a 6 de abril.
Mercedes pode proceder à recolha também na Europa
Uma explicação mais aprofundada por parte da Mercedes revela que a questão tem como base um colapso temporário da fonte de alimentação do módulo de comunicação com origem num forte impacto.
Este impacto pode fazer com que a leitura da posição do veículo seja incorreta, impedindo o auxílio atempado. Apesar disso, a companhia garante que as outras funcionalidades do sistema de chamada de emergência "permanecem completamente funcionais."
No ano passado a Mercedes-Benz Europa teve de investigar falhas no seu sistema automático eCall, revelando múltiplos casos de localização errada do veículo. Com esta decisão da congénere americana é possível que as recolhas venham também a afetar o continente europeu.
Editores 4gnews recomendam: