Desde o início do ano que, também o mercado dos smartphones, foi gravemente afetado pela pandemia de Covid-19 e todos os acontecimentos resultantes da mesma. Desde dificuldades das fabricantes menterem o stock de smartphones em bons níveis, acesso a componentes para o seu fabrico e até mesmo o transporto de produtos do "ponto A para o ponto B", os obstáculos foram muitos.
Além disso, as quarentenas e o fechar de portas de muitas lojas acabaram por fazer com que a venda de produtos se tornasse cada vez mais difícil. Como seria de esperar, as consequências ficaram rapidamente à vista de todos, com os números de vendas globais a caírem para números nunca antes vistos.
Agora, o mais recente relatório da Counterpoint Research indica que finalmente podemos estar a começar a assistir a uma fase "pós pandemia" no mercado dos smartphones. Ainda que os valores continuem inferiores aos do ano passado, o crescimento no número de vendas apresenta valores extremamente positivos.
Vendas de smartphones cresceram 32% durante os últimos 3 meses
No relatório publicado pela reconhecida empresa, os números parecem não deixar margem para dúvidas. Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer para conseguir voltar aos níveis "pré-pandemia", parece que o pior já passou. Ao contrário do que aconteceu nos primeiros meses de 2020, o resultados do 3º trimestre são realmente impressionantes.
Ainda mantendo uma quebra marginal quando comparado com os números de ano passado (-4%), foi observado um crescimento de 32% quando comparado com o 2º trimestre de 2020. Em termos práticos, a diferença para os números alcançados em 2019 é de apenas 14,4 milhões de smartphones.
É impossível afirmar com toda a certeza, mas tudo indica que o último trimestre de 2020 irá apresentar resultados ainda mais impressionantes, especialmente considerando o lançamento dos novos iPhone 12, e também vários smartphones Android de grande destaque.
Apesar de ainda estarmos longe de ter ultrapassado a terrível pandemia que tem assombrado 2020, parece que no que respeita ao mercado dos smartphones, já estamos a regressar à normalidade.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei recebe boas notícias! EUA estão dispostos a aliviar sanções
- Google pode voltar aos topos de gama mais cedo que o esperado
- Xiaomi volta a atacar a Google Home, agora com uma versão portátil!