Mercado de smartphones continua a cair, mas segmento premium continua a crescer

Mónica Marques
Mónica Marques
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Depois de a empresa IDC mostrar que o mercado de smartphones continuou a cair no segundo trimestre de 2023, a Counterpoint vem reforçar a tendência de queda com um estudo.

Mas nem tudo são más notícias. O segmento de smartphones premium continua a registar crescimento, com os utilizadores a pagarem mais por uma experiência e especificações mais avançadas.

Todas as marcas de smartphones registaram uma queda no 2º trimestre de 2023

imagem de pessoas com o Samsung Galaxy S23 Ultra
A samsung conseguiu uma quota de mercado de 22% no segundo trimestre de 2023 Crédito@Samsung

De abril a junho deste ano, ou seja, no segundo trimestre, o mercado de smartphones não conseguiu recuperar e mantém-se em queda. Os dados chegam através das empresas IDC e Counterpoint que demonstram uma queda de 8% na comparação anual e de 5% face ao trimestre anterior.

O estudo mais recente da Counterpoint indica que todos os mercados seguiram esta tendência de queda, mas a Europa Ocidental, Japão e Estados Unidos da América registaram descidas maiores, na ordem dos dois dígitos.

A empresa de consultoria avança que esta queda fica a dever-se a fatores como ciclos de substituição de smartphones mais longos, convergência de inovações e uma procura crescente por modelos recondicionados.

Uma informação importante retirada desta nova pesquisa é que todas as marcas de smartphones registaram uma queda neste segundo trimestre de 2023.

Samsung supera Apple com quota maior de mercado

A mais afetada foi a Vivo com uma queda de 17%, seguida pela Xiaomi e Samsung ambas com 12%. Apple e OPPO foram as menos afetadas, mas ainda assim registam quedas de 2% e 3%, respetivamente.

Surpresa das surpresas, a Samsung liderou o mercado com uma quota de 22% enquanto a Apple ficou-se pelos 17%. Já em terceiro lugar está a Xiaomi com uma participação de mercado de 12%

De acordo com o mesmo relatório, a Samsung terá beneficiado com o bom desempenho da série Galaxy A, a nível global, enquanto a Xiaomi mostrou ser bem-sucedida em mercados enormes como a China e a Índia.

Quanto à Apple, bem parece que os fiéis seguidores do iPhone estão à espera da nova geração para contribuir para o crescimento da quota de mercado da empresa.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt