(Quem bem se entenda que isto é uma opinião! Vivi durante 3 anos com mais de 20GB de internet móvel até que voltei para Portugal.) Está na hora da MEO e NOS olharem para a mais recente atualização de tarifário do seu maior concorrente, Vodafone, para perceberem que as pessoas estão fartas de viver em redes Wi-FI.
A Vodafone Yorn atualizou recentemente os seus tarifários mais onde nos dá o mínimo de 1GB de Internet. Este 1GB de internet móvel chegou para substituir os 500MB. Um pacote que não entendo como é que ainda existe em pleno 2019.
É verdade que muitos utilizadores não utilizam muita internet no smartphone, porém, 500MB não dão para fazer quase nada. Não me venham com a situação que "ai e tal, inclui aplicações grátis e já não necessitas de internet para outras coisas".
MEO e NOS continuam a oferecem 500MB de internet nos tarifários Moche e WTF
Ainda que estes tarifários nos ofereçam tráfego para aplicações como o Facebook, Instagram, WhatsApp e outros, continuo sem perceber porque é que as pessoas não reclamam mais. Não quero viver mediante as Apps que a operadora me dá. Quero ter as minhas escolhas e utilizar as aplicações que assim entendo.
Neutralidade da internet é um tema que deve ser discutido
Isto é outro tema de conversa que um dia hei-de prolongar. Embora a maior parte da população utilize, de facto, estas aplicações. Que direito tem as operadoras de cortar a possibilidade a outras Apps de virarem concorrentes sérios?
Por exemplo, o WhatsApp e Facebook Messenger são dos mais utilizados para troca de mensagens e chamadas. Por isso estão incluídos nos tarifários Moche (MEO), WTF (NOS) e Yorn (Vodafone). Porém, se pessoas como eu preferirem falar por "Wickr Me"? Uma aplicação é totalmente privada e segura. Algo que não podemos dizer do WhatsApp e Messenger.
Ou seja, para utilizar essa app tenho de usar aqueles míseros 500MB. Uma chamada de voz e meia dúzia de fotografias e já lá foi. Além disso, Apps como essa (que realmente fazem a diferença) nunca crescerão em Portugal porque o mercado está minado.
Mas como referi. Podemos levar este tema para a "neutralidade da internet" e isso é um tema totalmente diferente daquilo que quero falar.
500MB de internet para pouco servem
Quero simplesmente aproveitar a plataforma que temos na 4gnews para dizer que está na hora da MEO e da NOS olharem para os seus clientes. Será que 500MB é mesmo suficiente? A Vodafone subiu e bem. Por muito que sejam mais meia dúzia de cêntimos por semana, 1GB é pouco mas sempre dá para algo mais.
Com os smartphones a dependerem cada vez mais de aplicações para funcionarem e essas aplicações dependerem cada vez mais de internet, não vejo razão para pagar 10€ por mês por 500MB. Principalmente quando pelo mesmo preço noutros países (Voxi Reino Unido) conseguimos 4GB com essas Apps incluídas. Curiosamente também da Vodafone.
Editores 4gnews recomendam: