As operadoras nacionais MEO, NOS, Vodafone e NOWO continuam a subir o preço dos seus serviços de telecomunicações. Infelizmente, o agravamento destas ofertas em Portugal continua a ser superior à média registada na União Europeia.
Nos últimos 12 meses, o aumento dos preços das telecomunicações foi 1,9% superior à média Europeia. Já se olharmos para a evolução destes serviços desde 2009, Portugal registou um agravamento de 14,6%, ao passo que na UE os preços caíram 8,5%.
Operadoras nacionais contrariam evolução dos preços das telecomunicações na Europa
Estes dados constam do novo relatório da ANACOM que olha para a evolução dos preços das telecomunicações em Portugal. Apoiado pelos dados revelados pelo Eurostat, facilmente constatamos que as nossas operadoras são das que mais sobem o preço dos seus serviços.
Entre julho de 2022 e o mês passado, vemos que, em Portugal, a variação média dos preços das telecomunicações atingiu os 2,6%. Segundo o Eurostat, os serviços por pacote subiram 4,2% e os serviços telefónicos móveis aumentaram 1,4%.
Se olharmos para a evolução europeia, verificamos um agravamento médio de apenas 0,7%. Ou seja, Portugal teve um aumento médio das telecomunicações 1,9% superior ao registado na UE.
Estes valores ditam que Portugal seja o décimo país com a variação de preços mais elevada entre os países da UE. Em primeiro lugar está a Polónia com um agravamento de 7,2%, ao passo que os Países Baixos registam a maior descida de preços (-3,2%).
De acordo com o Índice de Preços do Consumidor, os preços das telecomunicações não sofreram alterações entre junho e julho deste ano. No entanto, face ao mesmo período de 2022, verifica-se um aumento de 3,9%.
MEO e Vodafone possuem algumas das mensalidades mais baixas do mercado
O relatório divulgado pela ANACOM compara ainda as mensalidades oferecidas pelas operadoras nacionais. Neste caso, o regulador conclui que a MEO oferece duas das mensalidades mais baixas em dois dos seus serviços e a Vodafone apresenta quatro serviços com as mensalidades mais reduzidas.
Já a NOS consegue superar a oferta das suas concorrentes em apenas um dos seus serviços / ofertas. Por sua vez, a NOWO apresenta oito casos em que as suas mensalidades são as mais reduzidas.
Face a julho de 2022, a MEO aumentou a mensalidade de oito serviços, enquanto a NOS aumentou o preço de dez serviços. A Vodafone aumentou as mensalidades de todas as suas 13 ofertas, ao passo que a NOWO reduziu o preço de seis serviços e aumentou o preço de duas ofertas.
Editores 4gnews recomendam: