Depois de termosLei 15/2016 é bastante clara e extremamente abrangente na sua proteção do consumidor. Desta forma, operando-se uma violação da lei, os clientes podem agora rescindir os seus contratos sem custos, mesmo se estiverem dentro do período de fidelização.
Prazo de 3 semanas para a MEO e NOS é bastante curto
A MEO já avisou os seus clientes que existe a possibilidade de rescindir o contrato sem qualquer custo acrescido para o cliente. Contudo, o prazo de que os clientes da MEO usufruem é demasiado curto.
São menos de 3 semanas para o fazer, sobretudo numa altura em que vários dos clientes se encontrarão de férias e/ou fora das suas residências habituais. Quase que poderíamos pensar que foi uma data escolhida a dedo.
No caso da NOS a situação é semelhante. Depois de terem notificado os seus clientes na passada semana, via email da possibilidade de rescisão dos contratos de fidelização sem qualquer encargo para o consumidor, o prazo dado acaba no dia 19 de agosto. Mais uma vez, um curto espaço de cerca de 3 semanas.
Relembrando o sucedido e tal como se pode ler no site da agência DECO – “A ANACOM decidiu que a MEO, a NOS, a Vodafone e a NOWO têm de reverter as alterações de preços que fizeram em novembro de 2016 para clientes fidelizados ou permitir a rescisão dos contratos. Em causa estão todos os consumidores que à data das alterações estavam sujeitos a períodos de fidelização ou outras obrigações de permanência nos contratos e que ainda se mantêm no mesmo contrato, com a mesma fidelização ou o mesmo compromisso de permanência no contrato”.
Prazo de 3 semanas levanta preocupações
Por último, para ajudar os consumidores, a DECO providenciou uma ferramenta, um simulador para que possam comparar os preços entre as diferentes operadoras que providenciam serviços semelhantes, YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.
Outros assuntos relevantes: