MEO e NOWO envolvidas em novo escândalo! Entende a razão

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A MEO e a NOWO estão envolvidas num novo problema que vai dar que falar. A Autoridade da Concorrência (AdC) afirmou que a MEO e NOWO terão colaborado de forma em ajustar preços e serviços. Algo que é ilícito e já mostrou ter consequências negativas para os clientes.

Este tipo de prática chama-se "cartel" e é um dos piores inimigos da concorrência. Assim sendo, acaba por ser também um inimigo dos clientes que sempre beneficiam com a concorrência entre empresas do mesmo setor.

MEO e NOWO acusadas de ter "constituído um cartel"

A Autoridade da Concorrência referiu que a NOWO e a MEO terão "constituído um cartel de repartição de mercado e fixação dos preços dos serviços de comunicações móveis, vendidos isoladamente ou em conjunto com serviços de comunicações fixas". Esta conduta terá, alegadamente, acontecido entre 2017 2018.

Os cartéis ocorrem, na sua maior parte das vezes, em mercados onde existem poucas empresas a operar e com serviços idênticos. Ou seja, as empresas operam como se fosse "uma só" de forma a conseguirem lucrar mais com isto.

Escusado será dizer que quem mais sofre é o consumidor final que fica obrigado a pagar mais por um serviço que custaria bem menos com mais concorrência.

A AdC já apontou ainda que os serviços de Internet em Portugal são dos mais caros da Europa e que está na hora das empresas começarem a ser mais competitivas.

A MEO já respondeu à acusação

A Altice, dona da MEO, já veio a público esclarecer a situação e garantiu que não concorda com as acusações que lhe são feitas indicando que "Estamos convictos da nossa inocência, reiteramos toda a nossa disponibilidade e colaboração no apuramento até à última instância da verdade, pois só essa nos interessa" (...) "No decurso da Decisão de Inquérito, a nossa pronúncia será fulcral pelo que, no seu devido tempo, será remetida a esta autoridade, com toda a serenidade e tranquilidade que este processo sempre nos mereceu"

MEO subirá o preço dos serviços em 2020

Nas últimas informações tivemos também a informação que a MEO subirá o preço dos seus serviços em 2020 em conjunto com a NOS. A NOWO e Vodafone, por sua vez, continuarão com os mesmos valores nos serviços.

A MEO é uma das maiores operadoras do país (senão a maior), porém, a concorrência tem vindo a aumentar cada vez mais. O consumidor final deve agradecer a que esta concorrência exista.

Contudo, continuo a acreditar que em Portugal continuamos a precisar de uma empresa que seja ainda mais radical nos valores de forma a baixar um mercado que está cada vez mais caro.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO e NOS sobem os preços em 2020! Vodafone e NOWO continuarão iguais
  • MEO, NOS, Vodafone e NOWO poderão ter mudanças na fidelização de contratos!
  • Vodafone, MEO, NOS ou NOWO? Esta é melhor operadora com NET e TV!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.