MEO DECO 2GB de Internet
Crédito – Diana Quintela / Arquivo Global Imagens

Oportunismo, falta de transparência ou simplesmente abuso de poder / situação dominante. As críticas à MEO tem sido duras e hoje vemos a associação de defesa do consumidor, a DECO, a tomar uma posição face ao sucedido. Em causa está uma campanha de “2GB de Internet Grátis”, pelo menos até ao fim de agosto.

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Aqui na 4gnews já tínhamos aqui alertado para o dúbio teor desta campanha promocional. Trata-se de uma “ratoeira” que sem dúvida se tornará numa nova renda mensal para os consumidores mais distraídos. É uma excelente maneira de compensar a potencial perda de clientes com a última imposição da ANACOM, veja-se aqui.

   

MEO “oferece” 2GB de Internet até ao final de agosto

Durante agosto terias 2GB de Internet extra, Findo este prazo serás tu a “oferecer” à MEO um renda mensal de quase 4€, (€3,98 euros), pelo pacote mensal de internet adicional.

MEO ANACOM DECO depositphotos Moto G4 ZenFone 3 2GB de Internet
Não caias nesta armadilha dos 2GB de Internet “Grátis” Crédito: depositphotos

Alertamos já para o facto de vários consumidores estarem a receber uma SMS em que a MEO, unilateralmente, oferece dois Gigabytes (2GB) adicionais de internet até 31 de agosto. A partir dessa data os clientes podem manter este pacote adicional pela modesta quantia de 3,98 euros por mês, sem fidelização.

Note que a Lei 15/2016 é bastante clara e extremamente abrangente na sua proteção do consumidor, sendo claramente proibida a cobrança de qualquer serviço não solicitado pelo consumidor. Mais ainda, o silêncio – contrariamente ao senso comum – não serve como confirmação. Quanto muito, a não resposta do consumidor seria um indeferimento tácito, uma não aceitação implícita deste serviço não solicitado por eles.

“Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado”

Segundo a lei supra-citada, mesmo que não canceles o serviço, a cobrança dos 3,98 euros mensais é ilegal, tal como avança Ana Sofia Ferreira, jurista da DECO em declarações à agência LUSA.

A SMS da MEO em questão, no final da mesma diz que, se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”. (São tão magnânimos em fornecer um número “grátis” para cancelares um serviço pago).

“A Meo pode oferecer, não pode é cobrar”, salienta Ana Sofia Ferreira no artigo do JN. Esta será uma nova artimanha da operadora, disfarçada de oferta, na prática será mais uma renda mensal.

DECO já denunciou o caso à ANACOM

Posto isto, a DECO já terá enviado uma denúncia à agência de regulação das telecomunicações em Portugal, a ANACOM pedindo ainda a correção da prática e a aplicação de sanções à MEO.

Por último, alguns clientes já terão tentado cancelar o serviço a partir do fim de agosto, deparando-se com problemas no ato. Em causa está o atendimento por um serviço de resposta automático que recebe as chamadas. Segundo os clientes este meio é confuso e o cliente fica sem ter a certeza de que o serviço foi realmente cancelado a partir da data limite (31 de agosto).

Em suma, por muito tentadora que possa parecer esta campanha da MEO, aqueles Gigabytes extra de Net vem sempre a calhar, sobretudo para partilhares todas as tuas fotos nas férias mas não caias na ratoeira!

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E tu, também recebeste esta mensagem com a “oferta” dos 2GB de Internet extra da MEO?

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FonteDECO
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).