Mentalizem-se que android não durará para sempre

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Antes de mais quero dizer que nada dura para sempre, isso é certo. Tudo tem um ciclo de vida e por muito impressionante que pareça o produto ou serviço, a moda tanto vem como vai. Simples exemplos demonstram isso mesmo: O sucesso e "morte" da Nokia e do seu Sistema Operativo Symbian, ou mesmo da morte declarada da Motorola e o seu renascimento inesperado, ou o melhor de todos, PDA's e Blackberry.

O mercado é como um barco, pode estar bem em mares calmos mas se não for arrojado o suficiente não sobreviverá durante uma tempestade. O mercado é exactamente da mesma forma, temos visto ciclos onde a tecnologia parece resumir-se a determinadas marcas ou produtos durante anos e de um momento para o outro aparecem 2 ou 3 que mudam a história. Tudo parecia nas mãos da Nokia até que em 2007 o primeiro iPhone e o Sistema Operativo Android foi lançado e de repente, tudo parece desabar como peças dominó.

o nome Android começa a ser mal visto devido a empresas que fabricam terminais pura e simplesmente para uns tempos

Android tem tudo para ser bem sucedido durante anos mas está na hora da Google meter ordem na confusão que é o este Sistema Operativo. Eu sei que é um Sistema Operativo livre, mas mesmo assim, o nome Android começa a ser mal visto devido a empresas que fabricam terminais pura e simplesmente para uns tempos, esquecendo o terminal por completo ao longo do tempo, falhando nas atualizações e derramando o nome de android pela sua competição.

É certamente aquilo que mais gosto da Apple, a empresa da maçã esforça-se para trazer a todos os seus terminais o último iOS. Também sei que as coisas são diferentes, iOS tem uma dúzia de gadgets já android Milhares, mas esse é o problema. A falta de consistência de android é o seu calcanhar de Aquiles e as pessoas sabem disso.

Por isso não gosto dos fãs cegos, daqueles que se recusam a conhecer coisas novas. Relativamente há pouco tempo o Rui Bacelar testou o Sistema Operativo Ubuntu no BQ Aquaris 4,5, e por muito "doloroso" que tenha sido, o Rui conseguiu ver groundbreakings que fazem daquele UBUNTU um Sistema Operativo com futuro. Segundo ele, foi difícil utilizar um terminal tão rudimentar como daily driver durante uma semana, mas temos de pensar que o " futuro é pós ratos " para aquela empresa que não tenha medo de arriscar, para os Sistemas Operativos que se atrevam a fazer mais.

Lutar contra o SO android e iOS é sem dúvida complicado, mas por exemplo Windows está a fazer algo fantástico, o Windows 10 é o futuro, não existirem barreiras entre equipamentos, 1 Sistema Operativo capaz de lidar com tudo, é simplesmente fantástico. Isso é o problema que temos visto em Android. Uma tablet SOandroid é um smartphone com ecrã grande, nada se destaca, a não ser os Note da Samsung que com a Stylus que fazem sempre mais uma ou outra coisa, no entanto, ou enchem o hardware de potência ou o Touchwiz arruina a fluidez da tablet.

Esta aventura ainda agora começou e android liderará por muito tempo, no entanto as ideias são muitas e as pessoas não param de desenvolver coisas novas. O ser humano todos os dias luta para se destacar da multidão e isso acontecerá no mercado mobile, por isso não sejam fãs incondicionais de algo, aprendam a gostar de coisas novas e de mudanças, caso aconteça nunca ficarás para trás no mundo tecnológico e nunca dirás " no meu tempo é que era" porque o teu tempo é o agora.

Este foi simplesmente um desabafo de um techblogger que vê cada vez mais a sociedade filtrada por aquilo que os outros dizem. Sigam o vosso coração e explorem novas aventuras.

Talvez queiras ver:

  • Vivo X5Pro anunciado oficialmente com câmara frontal de 32 MP
  • Android Lollipop finalmente certificado para os primeiros Xperia’s da linha Z
  • Nova patente fala de uma possível lateral de ecrã flexível no iPhone
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.