
As Mensagens Google vão ser reformuladas no Wear OS (o sistema operativo dos relógios inteligentes), como avança o 9To5Google. Como já tinha acontecido, a marca volta a apoiar-se no Material 3 Expressive para alinhar o design de todos os seus sistemas. Esta renovação traz mudanças subtis, mas importantes. E traz, ainda, uma das funções mais pedidas: os recibos de leitura.
Wear OS e Design M3 Expressive: o que mudou nos smartwatches
O foco do novo desenho do Material 3 Expressive é tornar a plataforma mais limpa e funcional nos smartwatches. Desta vez, várias áreas da aplicação de mensagens foram otimizadas:
-
Teclado: ao iniciar uma conversa e abrir o teclado, os números aparecem dentro de elementos em forma de "comprimido", uma mudança clara em relação ao design anterior.
-
Controlos na conversa: agora, os botões para emojis, microfone e teclado foram agrupados num único elemento, o que otimiza o espaço no pequeno ecrã.
-
Respostas sugeridas: as respostas rápidas sugeridas, como "Sim", "Não" e "OK", estão agora agrupadas—deixando de ser botões isolados, o que melhora a utilização e a organização visual.
-
Ações da conversa: Opções como "Ligar", "Ver pessoas", "Apagar conversa" e "Abrir no telemóvel" também são apresentadas como "pílulas", proporcionando uma separação mais clara e fácil de identificar.
Recibos de leitura chegam ao Wear OS
Outra das grandes novidades é a ativação dos recibos de leitura. Agora, as marcas de "visto", que indicam que uma mensagem foi lida, são apresentadas num círculo. Curiosamente, esta é uma mudança que ainda não foi implementada nos smartphones, tornando-o numa novidade exclusiva para o Wear OS.
A partir de agora, já te podes inscrever para descarregar a versão beta das Mensagens Google para WearOS, sugerindo que o lançamento para todos os utilizadores não deverá demorar muito. As alterações prometem uma experiência de mensagens mais agradável e eficiente.