Mensagens Google: privacidade deixará de ser um problema para os seus utilizadores

Carlos Oliveira
Comentar

A aplicação Mensagens Google é cada vez mais popular entre os utilizadores Android. Esta app para envio e receção de mensagens é das mais completas do mercado e está disponível gratuitamente para todos.

Se ainda tinhas dúvidas se vale a pena usar a Mensagens Google, a novidade que hoje te trago dissipará essas interrogações. Tal como a Google anunciou, a partir de agora ninguém conseguirá ler as mensagens que trocas com os teus contactos.

Mensagens Google recebe encriptação de ponta-a-ponta

Esta privacidade máxima será alcançada com a implementação da tão desejada encriptação de ponta-a-ponta. Uma tecnologia cada vez mais usada e pedida nas várias plataformas de comunicação digital.

Mensagens Google

Contudo, é importante frisar que esta encriptação apenas será aplicada nas mensagens RCS. Se já usas o protocolo que pretende ser o futuro das SMS, fica descansado, pois nem a Google poderá ler o conteúdo das mensagens que trocares.

A Google começará por implementar esta encriptação nas conversações individuais, deixando os grupos de conversação para mais tarde. Primeiramente, serão os utilizadores da versão beta da Mensagens Google a experimentar a funcionalidade, ficando prometida para o próximo ano a disponibilização aos restantes utilizadores.

RCS: o que é e quais as vantagens

RCS significa Rich Communication Services e é apelidada como o futuro da SMS. Com este protocolo, as comunicações continuam a ser feitas através da rede da tua operadora, porém, serão mais interativas que nunca.

Utilizando esta tecnologia, passará a ser possível enviar emojis e outros caracteres que habitualmente associamos a plataformas como Facebook Messenger ou WhatsApp. Para saberes com mais detalhes do que se trata o RCS e as diferenças face ao SMS, aconselho-te este artigo.

Em Portugal, já todas as operadoras nacionais suportam o uso das comunicações escritas via RCS. Para isso, necessitas apenas de instalar no smartphone uma aplicação compatível com o protocolo e nada melhor que a Mensagens Google para isso.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.