Mensagens da Google recebe atenção especial nos Samsung Galaxy S21

Rui Bacelar
Comentar

A aplicação Mensagens da Google é uma das mais procuradas para agilizar as SMS, já com suporte para o padrão Rich Communication Services (RCS). Agora, está ainda melhor com uma boa surpresa para os utilizadores dos smartphones que compõem a gama Samsung Galaxy S21.

Esta app da Google reúne mais de mil milhões de downloads e instalações a partir da Play Store, colhendo uma avaliação geral de 4,5 estrelas em 5 possíveis. É uma das melhores appa para enviar mensagens a qualquer pessoa, seja pelo telefone ou computador.

A Mensagens da Google tem um trunfo para os Galaxy S21

Google Mensagens
A app Mensagens da Google é gratuita e pode ser instalada através da Play Store.

A medida resulta da parceria entre a Samsung e a Google, anunciada no início de 2021 e que continua assim a produzir os seus frutos. Há cada vez mais conteúdo da Google, realmente útil, pré-instalado nos smartphones da Samsung.

Enquanto grande fomentadora da distribuição do RCS para as comunicações móveis (SMS), a Google quer melhorar a experiência de utilização deste serviço e da sua aplicação Mensagens. Para os utilizadores dos Samsung Galaxy S21 já temos melhorias.

Estamos perante algumas alterações ao design habitual da app Mensagens da Google, adaptando-se melhor à interface gráfica (UI) da Samsung, a One UI 3. Desse modo, quem já tiver um dos novos Samsung Galaxy S21 poderá notar as diferenças na app.

Design da app Mensagens da Google adapta-se à One UI da Samsung

Mensagens Google

As diferenças foram reportadas primeiramente pelo utilizador Tushar Mehta do portal XDA Developers, a partir do seu Samsung Galaxy S21 Ultra. Vemos um novo look para o ecrã inicial da aplicação em questão, ilustrado pelo screenshot acima.

Temos assim duas divisões, com uma área de "Informação" na porção superior que apresenta o nome da app e quantas mensagens novas estão por ler, bem como uma segunda porção "interativa". Nesta última temos a lista das conversas ativas na app.

Esta divisão está presente na aplicação nativa da Samsung para gerir e mediar as SMS's nos seus smartphones. No entanto, é agora adotada pela Mensagens da Google, replicando assim o aspeto e implementação da Samsung na sua One UI.

Aspeto e funcionalidades mais familiares para os utilizadores Samsung

A alteração visa, sobretudo, normalizar a utilização da app Mensagens da Google, para que também mais utilizadores tirem proveito dos conteúdos RCS. Como agora vemos, a app está muito próxima da filosofia de design da Samsung para as suas apps e serviços.

Por outras palavras, a Mensagens da Google encaixa agora perfeitamente em qualquer smartphone Samsung, sobretudo os mais recentes. Para já, contudo, apenas encontramos este design nos smartphones da série Samsung Galaxy S21.

Ainda assim, nada impede a fabricante de estender este trunfo a mais modelos de smartphones. Aliás, tal como aponta o utilizador do portal XDA, a atualização está a chegar a diversos utilizadores espalhados pelo mundo.

Será, por fim, uma atualização distribuída pela própria Samsung (server side), ou pela Google, sem que o utilizador tenha que instalar nada no seu telefone.

Caso já tenham recebido esta implementação nos respetivos Galaxy S21 deixem-nos também o vosso feedback.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.