Mensagens Android tem uma novidade, mas só utilizadores Vodafone é que a podem ter!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

A Vodafone é a única operadora portuguesa que fornece o serviço de RCS (Serviço de Comunicação Rich) neste momento. A MEO e a NOS continuam com um silêncio absurdo no que toca ao futuro das SMS.

A Google tem vindo a puxar o serviço com a sua aplicação Mensagens Android, que é grátis na Google Play Store. A aplicação tem ganho cada vez mais adeptos e é uma das mais utilizadas no sistema Android. Porém, as fantásticas características da aplicação não podem, neste momento, ser usadas pelos clientes MEO e NOS.

O que é o RCS e para que serve

Chegamos a fazer um artigo super completo sobre o que era o RCS que aconselho a ler. Em síntese, este é o futuro das SMS. Ou seja, a aplicação Mensagens Android fica idêntica ao iMessage. Ao usar dados para comunicar, as mensagens podem ser mais "ricas".

Assim sendo, a aplicação de mensagens pode-se tornar num autêntico Facebook Messenger ou WhatsApp. Podes enviar imagens, vídeos, emojis que nunca se transformará numa MMS.

Mensagens Android dá mais possibilidades às RCS

A aplicação da Google para mensagens, que é grátis na Google Play Store e funciona em qualquer Android, tem agora mais possibilidades para os utilizadores com este serviço.

Agora nas definições, o utilizador pode ver o seu estado de RCS, selecionar para ativar o Wi-Fi em vez dos dados sempre que esteja conectado a uma rede sem fios e pode ainda transferir automaticamente os ficheiros que receber, mesmo com dados móveis.

Esta nova funcionalidade chegou na versão 4.4, que podes instalar através do ícone abaixo, e está disponível para todos os clientes da Vodafone com um smartphone compatível. Normalmente estes smartphones são aqueles vendidos pela marca ou que ofereçam apenas um cartão SIM. Algo que a aplicação Mensagens Android pode vir a resolver em breve. Para veres todas as funcionalidades do RCS na aplicação precisas de ir a "Definições" e "Funcionalidades de chat".

Como instalar a APK da aplicação Mensagens Android

(PS: Se estás na nossa aplicação Android não vais conseguir fazer este download. Estamos a tratar da situação e será corrigida na próxima atualização)

Para instalares a nova atualização só precisas de clicar no logo acima e aguardar uns segundos para que faça a transferência de forma automática. Poderás ser encaminhado para o Google Drive, só tens de clicar em transferir.

Logo depois clica na notificação de "download efetuado" para começar a instalar a aplicação. Se é a primeira vez que estás a fazer isto o smartphone vai-te perguntar se confias no Drive para instalar aplicações. Confirma e continua a instalação. Por fim, só tens de continuar com os típicos "seguinte" e "atualizar". Está feito!

Quando é que a NOS e a MEO introduzirão RCS

Infelizmente ainda não há datas concretas sobre a situação. Podemos ler no fórum das operadoras os utilizadores frustrados com o silêncio face a situação. Esperemos que esta aplicação e este serviço se torne tão importante quanto acredito que se tornará para que a MEO e a NOS acordem e façam a concorrência mais direta à Vodafone.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 6T está agora a um preço que não podes deixar escapar (Stock Limitado)
  • Firefox ScreenshotGo é a aplicação que precisas (mesmo) de instalar no teu Android!
  • Pesquisa Google está a receber ligeira mudança de design, vê qual é a diferença!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.