Mensagens Android: Aplicação será ainda melhor com próximas atualizações

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Se usas a aplicação Mensagens Android, está na hora de ficar feliz com o que está para chegar. A aplicação da Google receberá em breve mais características que farão da aplicação ainda melhor do que é.

Há muito que a empresa de Mountain View luta para que a sua aplicação de mensagens seja tão relevante quanto as outras, contudo, está sempre um pouco mais longe daquilo que os outros oferecem. Aliás, ainda na semana passada apontamos algumas melhorias que a aplicação Mensagens Android deveria ter para ser tão relevante quanto o iMessage da Apple.

As novas melhorias não são aquelas que mais desejamos, porém, são um passo dado no caminho certo. A Google tem vindo a aplicar melhorias "contra-Spam" na aplicação e as próximas atualizações trarão isso mesmo.

O Website Android Police desmantelou a APK da nova versão e descobriu-se que a Google está a preparar serias implementações. Primeiramente relativamente às definições de RCS.

O que é o RCS

De forma simples, o RCS é o substituto das SMS's. Basicamente este novo formato com o nome de (Rich Communications Services) faz com que a as mensagens antigamente conhecidas por SMS consigam competir com serviços como o WhatsApp e Facebook Messenger. Ou seja, utilizam mais data do que apenas sinal de texto. Acredita que a resposta é bem mais complexa do que esta, porém, acredito que assim todos perceberão.

A nova implementação nas Mensagens Android darão para editar as definições todas na aplicação. Mesmo com um smartphone com Dual-SIM. Ainda que não pareça algo muito inovador, as RCS estão agora a ganhar terreno e a implementação das operadoras começam a acontecer. Aliás, MEO continua.Ou seja, assim que as operadoras derem luz verde, as definições das RCS estarão todas num só local.

Mensagens verificadas é outro ponto importante

No desmantelamento da APK foi também descoberto a melhoria da sua aplicação "verificação de mensagens". Ou seja, esta característica dirá ao utilizador se a entidade que enviou a mensagem é ou não verdadeira. Tal como as contas de twiitter e Instagram tem aquele "verificado", o mesmo acontecerá às mensagens. Esta medida deverá diminuir drasticamente os ataques phishing.

Spam nunca mais será o mesmo

Ao que parece a Google está farta de Spam. Numa das futuras atualizações da aplicação "Mensagens Android" teremos a possibilidade de responder automaticamente às mensagens de Spam e enviar para um número indicado pela operadora para tal. Desta forma teremos a possibilidade de bloquear o número de Spam diretamente na operadora.

Integração da assistente continua

A integração da Google Assistant continua na aplicação Mensagens Android. Aos poucos começamos a ver mais indicações que tal está a acontecer, contudo, se tens o smartphone em português ainda deverá demorar. A melhor forma de estares a par com as evoluções da Google Assistant nas aplicações é mesmo utilizares o telemóvel em Inglês.

A integração deverá continuar de forma a ajudar a responder a mensagens mais rápido e a indicar-te os locais no mapa assim que recebes a mensagem de uma morada. Se receberes uma mensagem com o nome de um restaurante terás também de imediato a informação sobre o mesmo. Parece magia.

Quando é que as melhorias chegarão à tua aplicação Mensagens Android

Ainda não é sabido ao detalhe quando é que tudo isto será implementado. Sabemos que aos poucos as coisas acontecerão. Durante muito tempo vimos o código Dark Mode e acabou por ser instalado de forma rápida. Acredito que o mesmo acontecerá a todas estas novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Queres comprar um OnePlus 6T? Agarra-o enquanto há!
  • OnePlus 7 Pro: teaser oficial confirma câmara tripla (vídeo)
  • Samsung Galaxy Note 10 terá uma variante com 5G
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.