O pessoal da XDA Developers descobriu uma nova funcionalidade na aplicação Mensagens Android que rapidamente nos relembra o Facebook Messenger. Em breve, a funcionalidade bolhas chegará a esta aplicação.
As "bolhas" foram introduzidas pela Google na segunda beta do Android 10. Contudo, esta funcionalidade não chegou à versão final do sistema operativo, estando agora prevista para chegar com o Android 11.
Ainda assim, Mishaal Rahman foi capaz de ativar esta função na mais recente versão da aplicação Mensagens Android. Isto significa que, há semelhança do que acontece com o Facebook Messenger, todas as mensagens que recebas poderão ser acedidas através de uma bolha flutuante.
Terás direito a uma pré-visualização da mensagem recebida
Sempre que recebas uma nova mensagem, aparecerá uma pré-visualização do seu texto. Esta pré-visualização irá perdurar no ecrã por alguns segundos, dando lugar a um ponto de notificação.
Ao carregar na bolha, terás acesso imediato a toda a conversação mantida com aquele contacto. Para fechar essa conversão, basta arrastar a bolha para o fundo do ecrã em direção ao "X".
Funcionalidade "bolhas" requer o Android 10 instalado
Segundo o que está a apontar a XDA Developers, esta função só poderá ser ativada caso tenhas o Android 10 instalado no teu smartphone. Se for esse o caso, terás de dirigir-te a Definições - Opções de programador - Bolhas.
Depois de ativada, poderás habilitar / desabilitar esta função diretamente nas definições da aplicação Mensagens Android. Neste caso, a opção que escolheres só terá feitos práticos nesta app.
Ainda não sabemos quando é que a Google disponibilizará esta funcionalidade a todos os utilizadores da Mensagens Android. Assim que tudo estiver pronto para chegar aos utilizadores, mais pormenores sobre a funcionalidade deverão surgir.
Editores 4gnews recomendam:
- Android 11 dirá adeus aos limites! Gravar vídeos em 4K e 8K será mais fácil!
- Google Fotos prepara-se para receber função para vídeos há muito pedida
- Tens grupos no WhatsApp? Vais adorar a nova funcionalidade!