Mensagens 5G vão substituir SMS e MMS no futuro

António Guimarães
Comentar

Hoje, as 3 maiores operadoras de telecomunicações chinesas anunciaram um novo protocolo para mensagens, intitulado "Mensagens 5G". Este será supostamente um substituto para o protocolo SMS (Short Message Service) e MMS (Media Messaging Service). As Mensagens 5G não terão limites de caracteres, além de suportarem de forma nativa vários formatos de média como imagens, áudio, emojis e outras.

Além disso, à semelhança do iMessage da Apple, o serviço suportará mensagens offline e online. Assim sendo, quando ligado a uma rede Wi-Fi apenas, as mensagens serão enviadas por essa rede. Caso contrário, dados móveis em 5G serão utilizados. Estarão disponíveis também relatórios e recibos de envio.

Esta é um avanço importante para os utilizadores chineses, que tendem a utilizar apps unificadas e aprovadas pelo governo como o WeChat. Com este sistema próprio, a China dá mais um passo a tornar-se independente de tecnologias utilizadas pelos restantes países.

Huawei, Samsung e Xiaomi estiveram presentes no evento

Como não podia deixar de ser, as maiores marcas de telemóveis estiveram presentes, como Huawei, Samsung, Xiaomi, Oppo, Vivo, ZTE, Lenovo e até mesmo a Meizu. Todas as empresas receberam a tecnologia de braços abertos sendo que o plano é implementar este protocolo nos seus telemóveis no futuro.

De acordo com a Huawei, os primeiros testes serão feitos em abril, sendo que é esperado que as Mensagens 5G estejam disponíveis de forma comercial em junho. A Huawei é das empresas mais relevantes ao nível de infraestruturas de telecomunicações, portanto é normal que estejam à frente deste projeto.

Mensagens 5G serão implementadas inicialmente na China

Esta tecnologia será implementada na China, visto que já possuem infraestruturas para o 5G. O resto do mundo, no entanto, será uma incógnita. Com as atuais disputas comerciais entre a China e os Estados Unidos, além das pesadas regulamentações da Europa, é pouco provável que este novo protocolo saia do território asiático.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.