15 melhores documentários da Netflix para ver em 2024 em Portugal

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 5 min.

Se és particular apreciador de documentários, então é possível que este artigo seja do teu interesse. Demos um “salto” até ao catálogo da Netflix, onde pesquisamos alguns dos melhores documentários para ver neste momento.

Sendo assim, em baixo, damos-te a conhecer a sinopse de cada um deles e o vídeo oficial com o trailer.

1. No Universo de Einstein

Para quem é apreciador de Ciência, “No Universo de Einstein” é um documentário que permite conhecer um pouco mais sobre um dos seres humanos mais geniais da história.

“O que aconteceu depois de Einstein fugir da Alemanha nazi? Este drama documental com imagens de arquivo e as palavras do mesmo mergulha na mente de um génio atormentado” - pode ler-se na sinopse.

2. O Caso Figo: A Transferência Que Mudou o Futebol

Este documentário fala de uma das transferências mais polémicas da história do futebol mundial. O mesmo dá conta da mudança de Luís Figo, do FC Barcelona para o Real Madrid: os dois “eternos” rivais do futebol em Espanha.

No documentário, participam nomes muito conhecidos, como Paulo Futre, Florentino Pérez, Pep Guardiola, entre outros nomes sonantes da modalidade.

3. Segunda Guerra Mundial: Na Linha da Frente

Desta vez, outra sugestão de documentário para quem é interessado por acontecimentos históricos é o “Segunda Guerra Mundial: Na Linha da Frente”.

Trata-se de uma série de 6 episódios, que dá a conhecer a Segunda Guerra Mundial de uma forma nunca antes vista. No documentário, constam algumas imagens de arquivo e sons que captam este momento marcante na história.

4. Investigação Alienígena

Mudando novamente de tema, também estreou recentemente o documentário “Investigação Alienígena”. Tal como o próprio nome sugere, este dá conta de um trabalho de pesquisa sobre vida extraterrestre.

O mesmo é levado a cabo pelo jornalista George Knapp, que parte em viagem pelo mundo fora, com o objetivo de descobrir novas evidências de ovnis no planeta.

5. O Regresso do Rei: Queda e Ascensão de Elvis Presley

Outro título a ter em conta, na Netflix, é o documentário “O Regresso do Rei: Queda e Ascensão de Elvis Presley”. Tal como se pode ler na sinopse, “em 1968, ele teve a oportunidade de mostrar ao mundo que continuava a ser o Rei do Rock and Roll. Esta é a história do triunfal especial televisivo de Elvis Presley”.

6. De Volta ao Espaço

Para quem é interessado por temas relacionados com o Espaço, este documentário também pode ser uma boa escolha. O mesmo mostra-nos a SpaceX, empresa aeroespacial liderada pelo magnata Elon Musk.

Aqui, temos uma perspetiva mais próxima da missão histórica da SpaceX, que consiste em transportar astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional.

7. The Menendez Brothers

Um documentário que também estreou há pouco tempo na Netflix foi o “The Menendez Brothers”. Este fala sobre a história bastante popular de dois irmãos que cometeram o homicídio dos seus progenitores.

Aqui, é possível ouvir a perspetiva de Lyle e Erik Menendez, os irmãos, que cumprem prisão perpétua, nos Estados Unidos. Estes pronunciam-se sobre a situação e o julgamento a que foram sujeitos.

8. Bill Gates: O Que Nos Reserva o Futuro?

É um dos nomes mais conhecidos do universo tecnológico e, neste documentário, podemos conhecer um pouco mais sobre a visão de Bill Gates, quanto ao futuro da humanidade.

Aqui, o fundador da Microsoft fala sobre alguns dos problemas globais mais relevantes e explica como a tecnologia pode ter um papel de mudança no mundo atual.

9. A Conspiração Consumista

“Este documentário desvenda os meios que as marcas usam para manter os clientes a consumir e revela o seu verdadeiro impacto nas nossas vidas e no mundo” - pode ler-se na descrição oficial, no site da Netflix.

10. Como Assaltar Um Banco

O documentário em questão fala sobre um crime real. Aqui, temos a oportunidade de conhecer “um rebelde carismático da Seattle dos anos 90 que organiza uma série de assaltos a bancos que parecem saídos dos filmes” (via Netflix).

O documentário acabou de chegar ao catálogo da Netflix e podes ver o trailer em baixo.

11. Viver Com os Leopardos

Na Netflix, também há hipóteses de ver documentários ligados com o reino animal e a selva. Neste caso, em “Viver Com Os Leopardos” é possível acompanhar o crescimento de duas crias de leopardo.

A equipa de filmagens dá a conhecer a evolução das crias, desde que são crianças até à sua idade adulta.

12. The Last Dance

“The Last Dance” foi lançado em 2020, mas não deixa de ser uma sugestão sempre atual. Fala da carreira daquele que, para muitos, é o melhor jogador de sempre de basquetebol: Michael Jordan.

Podemos ver a sua natureza competitiva em campo, a relação conturbada com os companheiros e o testemunho de colegas como Scottie Pippen ou até o treinador Phil Jackson.

13. Os Segredos da Alimentação

No documentário “Os Segredos da Alimentação”, temos a oportunidade de conhecer alguns mistérios acerca do nosso sistema digestivo. De uma forma simples, este explica de que maneira a saúde intestinal impacta a nossa vida, no dia a dia.

14. Os 500 dias de Escobar

Na Netflix, a vida de Pablo Escobar já deu origem a séries como “Narcos” ou “El Patrón Del Mal”. No entanto, recentemente, também estreou o documentário “Os 500 dias de Escobar”, que remonta à Colômbia do início dos anos 90.

Aqui, acompanhamos a procura da polícia pelo narcotraficante mais conhecido da história. Esta é complementada com vídeos de arquivo e entrevistas.

15. Sovdagari: O Mercador

Por fim, eis outra sugestão que se encontra no segmento “Documentários Vencedores de Prémios” da Netflix. Chama-se “Sovdagari: O Mercador” e passa-se na República da Geórgia.

Neste, um mercador dá-nos a conhecer de perto a realidade da vida rural, em que as batatas colhidas da terra servem como moeda de troca, num contexto de sobrevivência e pobreza.

Mais na Netflix

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.