Adeus Evernote. 4 melhores apps de notas gratuitas para substituir

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Não há como negar que o Evernote é uma plataforma extremamente útil. Notas, tarefas, calendário e tudo com a opção de partilhar com outras pessoas ou consultar os seus ficheiros em diferentes dispositivos. Mas já não é a única app.

Testamos algumas das aplicações com propostas similares e listamos abaixo as 4 melhores, com base na variedade de recursos e praticabilidade de uso. Todas são gratuitas e, com certeza, uma ou mais vão fazer-te pensar em trocar o teu Evernote por uma delas.

1. Notebook - Tomar notas

notebook tomar notas

A aplicação Notebook, da Zoho Corp, tem um funcionamento extremamente semelhante ao Evernote no que diz respeito a recursos. É possível salvar notas de texto de diferentes tamanhos, nas quais podes adicionar imagens, links, formatações como lista de tarefas, tabelas, citações, tags e mais. Ainda é possível adicionar lembretes e notas de voz.

Numa interface simples e limpa, o Notebook mostra o seu estilo através das diferentes capas para os cadernos que são criados. As notas são partilháveis, além de serem sincronizadas na nuvem para que possas aceder a elas de qualquer dispositivo.

Embora tenha um recurso ou outro a menos que o Evernote, é um excelente substituto, principalmente para aqueles que utilizam principalmente as funcionalidades de notas. É possível, inclusive, migrar as tuas notas do Evernote para o Notebook, algo que a Zoho Corp ensina num tutorial em vídeo.

É gratuito e está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

2. Simplenote

simplenote

O Simplenote foi criado pela Automattic, empresa também responsável pelo WordPress. Conforme o nome já indica, é uma aplicação simples de notas, com poucas opções de personalização. Para organizar as notas, a plataforma ainda traz opções para fixar anotações no topo da lista e separá-las por etiquetas. Além disso, também é possível inserir listas de verificação e imagens nas notas.

É bem indicado para quem aprecia o minimalismo do clássico bloco de notas, mas com recursos de imagens, partilha e sincronização na nuvem. Ou seja, esta aplicação traz simplicidade aliada à possibilidade de aceder às suas notas de qualquer dispositivo.

O Simplenote é gratuito e está disponível na versão web e para iOS, Mac, Android, Windows e Linux.

3. ClickUp

clickup

Outra excelente alternativa ao Evernote, a ClickUp é uma ferramenta multifuncional com recursos para criar documentos, notas, agendas e muito mais. Tudo com a possibilidade de ligar os teus ficheiros a fluxos de trabalho para partilhar informações e gerir projetos em colaboração com equipas.

Para notas, a plataforma oferece diferentes recursos de formatação, como fontes variadas e a possibilidade de inserir imagens, notas de áudio, hiperligações, listas de tarefas e mais. Para equipas de trabalho, a plataforma tem integração com aplicações como Dropbox, Slack, Figma, GitHub, Google Calendar e Google Drive.

Um grande diferencial da ClickUp é que ela já conta com uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). A IA ClickUp pode responder perguntas, ajudar em brainstorming de ideias, corrigir erros de ortografia e até resumir documentos mais longos.

A ClickUp oferece planos gratuitos e pagos. Está disponível para várias plataformas.

4. Dropbox paper

Dropbox paper

O Dropbox também já conta com a sua própria plataforma de notas. Com uma interface simples, o Dropbox Paper traz recursos para criação de notas de texto, nas quais é possível inserir imagens, vídeos, tabelas, linhas do tempo, listas de tarefas e códigos.

Na opção de inserção de mídia, o utilizador pode pesquisar facilmente imagens e vídeos em páginas como YouTube, Giphy, Unsplash e Google Drive. A app ainda tem integração com outras aplicações, como Spotify e Trello.

Com sincronização em nuvem, permite a partilha com diferentes dispositivos. Está disponível a partir de versão web, apps para desktop e apps para dispositivos móveis.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.