
Apesar de 2025 ainda estar longe de terminar, George R.R. Martin, o autor que escreveu os livros que deram origem à épica série Game of Thrones, parece não ter dúvidas sobre a sua série preferida. A revelação chegou através do seu blogue pessoal. Assim sendo, considera que Andor, uma produção que está no Disney+ e do universo Star Wars, é mesmo a melhor do ano.
"Andor foi o destaque deste ano. De longe, o melhor dos spin-offs de Star Wars. Estava lindo, Diego Luna estava em grande forma e havia um realismo e uma tensão na história que infelizmente faltavam na maioria dos outros spin-offs", registou sobre a segunda temporada.
Ora para quem não está minimamente a par da série que conquistou Martin – Star Wars: Andor – estamos perante uma prequela da trilogia original de George Lucas e do filme Rogue One: Uma História de Star Wars.
Tony Gilroy é o responsável desta produção que nos leva de volta aos primeiros anos da rebelião contra o Império e que dará origem à Batalha de Yavin 4.
O que diz a crítica sobre Andor?
A verdade é que não foi o escritor que ficou rendido à série. É que no Rotten Tomatoes conquistou uns impressionantes 96% entre os críticos que lhe valeram o sempre distintivo estatuto Fresh.
"Investindo uma convicção e gravidade surpreendentes no universo Star Wars, a excelente segunda temporada de Andor acende uma chama de rebelião que aquece o ecrã", é a opinião consensual dos entendidos.
Jack Seal, do The Guardian, escreve que "é o spin-off de Star Wars com maior pretensão de ser um drama a sério – mas, na abertura da segunda temporada, mostra que também é capaz de fazer comédia astuta e irónica".
Também a Variety se mostrou rendida. "O criador Tony Gilroy procura intrigas políticas eruditas de uma forma que complementa a diversão espacial de Star Wars, em vez de desdenhar dela. Dá a uma galáxia há muito acarinhada um peso respeitoso; Andor leva tudo isto muito a sério", lê-se.