O mais recente padrão de memória RAM LPDDR5T foi anunciado este ano pela fabricante sul-coreana Sk Hynix, para superar de vez o padrão LPDDR5X com maiores velocidades de leitura e escrita.
Agora, ficamos a saber que será o Dimensity 9300 da MediaTek e não o próximo chipset Snapdragon da Qualcomm a suportar em primeiro lugar este novo tipo de memória mais rápidas.
Importa frisar que, segundo a fabricante de chipsets sul-coreana, a Sk Hynix, esta tecnologia dará aos processadores uma séria vantagem no processamento e rapidez. Como tal, este é um novo padrão cobiçado tanto pela MediaTek como pela Qualcomm para se manterem sempre a par dos novos protocolos.
MediaTek estreará o protocolo de RAM LPDDR5T no seu Dimensity 9300
Em todo o caso, uma vez que a Sk Hynix tem usado os chipsets da MediaTek para testar os novos módulos de DRAM, é apenas natural que a tecnológica sediada em Taiwan seja a primeira a suportar este padrão.
Disto isto, fruto da colaboração entre ambas as empresas, a MediaTek terá aqui uma vantagem, ainda que temporária, sobre a rival norte-americana, a Qualcomm.
Ainda assim e em abono da verdade, cumpre informar que a Sk Hynix não especificou o modelo da MediaTek a suportar pela primeira vez este padrão. Referiu, sim, "a próxima geração de processadores Dimensity topo de gama". Ora, o próximo chipset a cumprir estes critérios será apenas um, o Dimensity 9300.
O verdadeiro significado do novo padrão de RAM LPDDR5T
O próximo processador topo de gama da MediaTek, o Dimensity 9300 terá um valor sem rival na largura de banda da memória RAM que desbloqueará novos patamares de desempenho.
Segundo a tecnológica sul-coreana, o Dimensity 9300 poderá chegar assim a velocidades de 9,6 Gbps no acesso à memória RAM. Até ao momento o padrão LPDDR5X da Samsung pode atingir os 8,5 Gbps em largura de banda, portanto temos efetivamente uma melhoria significativa.
Importa frisar, porém, que nem todos os telemóveis equipados com o chipset Dimensity 9300 utilizarão o mais recente padrão de memória RAM LPDDR5T. Isto porque, além de o chipset ser retro compatível, é mais económico usar o padrão de RAM LPDDR5X.
Chipset MediaTek Dimensity 9300 pode ser apresentado em outubro
Em todo o caso, o futuro passará pelo novo padrão LPDDR5T, sendo provável que o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm também suporte este mesmo padrão. De momento, porém, poucas informações existem sobre o próximo processador topo de gama da Qualcomm que possamos considerar exatas.
Até ao momento já vimos alguns testes de benchmark para o Dimensity 9300, mas não foi revelado na listagem qual o tipo / padrão de memória RAM utilizada. Em todo o caso, daqui em diante as informações sobre ambos os chipsets serão mais comuns.
Por fim, segundo avança o leaker Digital Chat Station, este processador da MediaTek deve ser apresentado no próximo mês de outubro, seguindo-se o Snapdragon 8 Gen 3 mais para o final do ano.
Editores 4gnews recomendam: