MediaTek segue a Apple ao superar a Qualcomm e Samsung com chip a 3 nm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado de dispositivos móveis é pautado, em boa parte, pelos processadores desenvolvidos para os nossos telemóveis. Atualmente existem quatro grandes fabricantes de chips, desde a Qualcomm, a MediaTek, Samsung e a Apple. Além disso, a tecnologia de ponta reside no padrão ou litografia a 3 nm para estes semicondutores, mas são poucas as fabricantes que os conseguem produzir.

Entre estas temos agora a MediaTek a anunciar a sua próxima geração de processadores já a 3 nm, com previsão de chegada ao mercado no início de 2024. Até lá, contudo, a Apple mantém-se a única fabricante a ter os seus chipsets a 3 nm no mercado com os processadores A17 Pro, presentes na gama iPhone 15 Pro.

MediaTek já oficializou o seu 1.º processador Dimensity a 3 nm

MediaTek Dimensity 3 nm

Contamos também que a Qualcomm lance, ainda este ano, o seu próximo processador Snapdragon 8 Gen 3, também a 3 nm de litografia, para equipar os topos de gama do próximo ano.

Em todo o caso, será a MediaTek a primeira a ter chipsets com este padrão para dispositivos móveis Android prontos para comercialização.

Note-se que o fabrico propriamente dito dos semicondutores ficará a cargo da TSMC, a firma encarregue de produzir os componentes requisitados pela MediaTek.

De qualquer modo, daqui em diante serão cada vez mais as tecnológicas a desenvolver as suas novas soluções a 3 nm e a encomendar, em seguida, a sua produção.

Tal como aponta a própria MediaTek, em nota oficial para a imprensa, "desenvolveu com sucesso seu primeiro chip usando a tecnologia de ponta de 3 nm da TSMC".

Este será o seu próximo processador topo de gama a liderar a família Dimensity e chegará ao mercado no próximo ano, com a produção a iniciar nos primeiros meses de 2024.

18% mais rápido e 32% mais eficiente graças à litografia de 3 nm

MediaTek Dimensity

As reais vantagens do próximo chipset topo de gama da MediaTek são notórias. Teremos uma melhoria de 18% no poder de processamento ou desempenho objetivo do "motor". Além disso, consumirá menos energia, até 32% de maior eficiência energética.

Mais ainda, espera-se que o próximo processador tenha a mesma configuração de núcleos do seu antecessor. Deverá também manter a frequência máxima de processamento, o que torna ainda mais evidente a vantagem da nova litografia a 3 nm.

Em suma, temos reais melhorias para o Dimensity 9300 da MediaTek, processador que será fabricado pela TSMC, com base nesta nova tecnologia. Todavia, para já não sabemos exatamente quando é que este chipset chegará efetivamente ao mercado.

Há, apenas, a indicação do segundo semestre do próximo ano como altura provável para tal.

2.º semestre de 2024 é a data apontada para a chegada ao mercado

MediaTek and TSMC announced that they have successfully developed the first-ever chip using TSMC's 3 nm process.Highlights:✅️ 18% speed boost at the same power✅️ 32% power efficiency improvements at the same speed✅️ 60% increase in logic densityThe first set of… pic.twitter.com/JmIuNxqvnu

— Alvin (@sondesix) 7 de setembro de 2023

Em todo o caso, a Apple será a primeira a colocar no mercado um processador para telemóveis a 3 nm. Também aí sentiremos as reais melhorias no "poder" bruto de processamento, além do menor consumo energético, o que sempre favorece a autonomia de bateria.

Por fim, contamos com a chegada destes processadores MediaTek ao mercado Android no início de 2024, ainda sem data definitiva para a sua disponibilização para as fabricantes de smartphones.

MediaTek’s next-gen flagship mobile chipset will offer big core performance & intelligent power efficiency. Its ground-breaking design, development & features are on schedule to launch with our 1st customer in Q4. Rumors claiming otherwise are completely inaccurate. Stay tuned.

— MediaTek (@MediaTek) 13 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.