A Mediatek é a mais célebre fabricante de processadores para telemóveis além da Qualcomm e os seus Snapdragon. De acordo com alguns meios de comunicação na China, a Mediatek pretende apostar no fabrico de processadores para equipar telemóveis mais baratos em 2020.
Assim sendo, durante o ano de 2020 é possível que vejamos os primeiros telemóveis com 5G que não sejam topos de gama. O que faz todo o sentido pois eventualmente a nova tecnologia de dados móveis terá de chegar à maioria dos equipamentos, como aconteceu com o 4G.
Considerando que as empresas de tecnologia chinesas investem "forte e feio" no desenvolvimento das redes, é normal que já estejam a dar o segundo passo na implementação do 5G, A coreia do sul, por exemplo, foi o primeiro país do mundo a comercializar o 5G, através de operadoras de telecomunicações.
Oppo, Realme e Vivo serão as primeiras empresas a testar os chips
Atualmente, a Mediatek possui o modem Helio M70, com capacidade para 5G. Este chip consegue atingir velocidades até 4.7 Gb/s, uma velocidade bastante respeitável dentro da tecnologia 5G. Além disso, o Helio M70 tem o seu CPU (processador) e GPU (gráfica) com litografia de 7 nanómetros.
As fabricantes chinesas Oppo, Realme e Vivo serão provavelmente as primeiras a testar este novo processador. Propriedade da multinacional BBK Electronics, as 3 marcas competem atualmente no mercado asiático (China e Índia principalmente) com equipamentos topo de gama mas também nos segmentos média-gama e budget.
Assim sendo, em 2020 poderemos ver um telemóvel mais barato com capacidade para 5G. Considerando que o 5G ainda não está completamente disponível na Europa (e inexistente em Portugal) ainda vamos ter de esperar para poder utilizar um equipamento budget com a nova tecnologia de dados móveis.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Redmi Note 8T a caminho: descobre o que muda
- Samsung Galaxy A51: fuga de informação revela especificações principais
- Google Pixel 4 não consegue atingir o topo do ranking da DxOMark